domingo, 12 de janeiro de 2014

Modelo de organização de ideias e Fixação de aprendizagem

Modelo de organização de ideias e Fixação de aprendizagem 

Adquirir novos conhecimentos é fundamental para qualquer profissional. Participamos de diversos cursos, palestras, workshops etc, durante toda nossa carreira, mas será que conseguirmos extrair o máximo de cada um deles? 

Eu já cometi o erro de fazer vários cursos, um na sequência do outro e muitas vezes percebia que não conseguia obter todo o aprendizado que aquele curso poderia me proporcionar. 

Por que? Eu não tinha tempo de digerir as informações ali apresentados e já partia para outro. Isso é bem comum e deve acontecer com muitos profissionais que tem sede de conhecimento. 

Para resolver esse problema, eu criei uma metodologia, que se baseia em algumas questões que eu devo responder no pós curso, e só depois de respondida essas questões e as pesquisas adicionais feitas, é que deve-se partir para uma nova jornada de conhecimento. Essa metodologia simples ajuda-nos a fixar o conteúdo e relembra-la, mesmo depois de anos. 

É uma forma de organizar as ideias, relembrar o que foi falado, e traçar um plano de ação: Quais ações devo tomar? Quais livros devo ler? Quais assuntos devo pesquisar etc. 

Resolvi compartilhar essa metodologia com vocês que intitulei de: 

Modelo de organização de ideias e Fixação de aprendizagem 

Quero que fiquem a vontade para fazer as suas adaptações, excluir, acrescentar algo. Personalize de sua maneira e faça com que essa ferramenta simples que auxiliei para alcançar ainda mais sucesso profissional.

Segue as Questões

Modelo de organização de ideias e Fixação de aprendizagem

Curso: Curso de Marketing Pessoal e Networking

1.     O que eu aprendei de novo neste curso?



2.     Neste curso, o que foi ministrado que eu já sabia, mas que foi importante relembrar?


3.     Em relação ao que aprendizado obtido, quais ações devo tomar daqui para frente para obter excelentes resultados na minha carreira/vida pessoal?




4.     Quais ferramentas me foram apresentadas neste curso que poderão me auxiliar no dia-a-dia?



5.     Exemplos de Sucesso citados neste curso e que podem me inspirar.


6.     Frases que mercaram este curso.


7.    Indicações de livros Obtida neste curso.



8.      Quais Perguntas explicitas ou implícita feitas neste curso, que eu devo responder para conseguir obter êxito naquilo que eu desejo.


9.      O que devo me aprofundar e pesquisar no Pós Curso?



10.                       Quantos contatos relevantes curso me proporcionou? Destes contatos, quantos tem grandes possibilidades de se tornar relevante para mim? (Networking).



11.  Faça um resumo do curso

Um grande abraço

Cristiano dos Santos é Fundador da Loja Estética, Web Designer, Administrador de Empresas, Palestrante, e Apresentador do Programa Estética na TV. 

Facebook: http://www.facebook.com/#!/Cristianoloja Twitter: cristianoloja

Nenhum comentário:

Postar um comentário