sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que você precisar saber na hora de comprar uma maca para estética.

Maca Fixa x Maca Portátil

Ó dúvida cruel, qual maca comprar Maca Fixa ou Portátil¿ É crescente o número de profissionais que preferem a maca portátil pela sua praticidade, mesmo que a profissional não atenda seus clientes a domicilio, e que tenha um local fixo para atender, pois na hora de mudar o ambiente, de fazer uma limpeza é só fechar a maca e guarda - lá em um local apropriado. Diferente da maca fixa que precisa ser desmontada e causa um grande transtorno na hora de fazer qualquer tipo de mudança. Em termos de conforto, são muito parecidas, sendo o único inconveniente da maca portátil, aquele vão que fica no meio da maca, devido a sua forma de fechamento.
Nos grandes Spas usa-se na maior parte das vezes a maca fixa por ser mais impactante do ponto de vista do cliente mais exigente deste tipo de estabelecimento. Porém vejo que na maior parte das clinicas de estética, já se usa a maca portátil.
Entre os profissionais que fazem home care, não há outra opção, tem que ser a maca portátil. Você pode comprar a sua maca portátil e leva - lá até a casa de seu cliente de ônibus ou metrô (caso de muitas clientes que estão iniciando a sua carreira) ou deixa-lá dentro do seu carro para atender os clientes. Neste caso muito cuidado, deixe seu carro sempre em estacionamentos quando for fazer algum serviço do dia a dia, pois já vi muitas clientes perderem suas macas e outros produtos, por que deixou o carro na rua e foi no banco, no cabeleireiro, e roubaram seu carro. O carro pode ter seguro, mas quem faz seguro de maca¿

Maca de Madeira x Maca de Alumínio

Geralmente as macas de madeira suportam 300kgs e as macas de alumínio 130 kgs.(Nesta conta, não é só o peso do cliente que é relevante, mas a força que a esteticista faz para fazer a massagem no cliente).

Sendo assim a maca de madeira é 2,3x mais forte do que a maca de alumínio, e há uma lenda de que a maca de alumínio é muito mais leve, fato que não é verdadeiro, pois se existir diferença de peso, está diferença é de no máximo 1 kgs entre macas de mesmas dimensões.

Se você faz massagens o ideal para você é a maca de madeira, além de suportar mais peso, ela dura mais, é mais confortável para seu cliente, geralmente vem com a cabeceira fofinha e não costuma ficar bamba.
No caso da maca de alumínio, no máximo ele vem com um respiro.
A maca de alumínio é mais indicada para tatuadores e depiladoras, pois não exigem força na hora de executar o procedimento, mas mesmo assim, se eu fosse um profissional, optaria por uma maca de madeira, por todos os motivos que já foram relatados anteriormente, a não ser  que o cliente não tenha dinheiro para investir em uma maca de madeira no momento, mas a diferença nem é tão grande assim, muitas vezes nem chega a R$ 100,00.


Quanto tempo dura uma maca portátil¿

A vida útil de uma maca está intimamente ligada ao cuidado que você tem com ela. Já ouvi profissionais dizerem que tem sua maca há 10 anos.
A média da maca de madeira é de 5 anos de duração e a de alumínio 3 anos, isso pelos relatos que ouvi de clientes, mas pode durar mais ou menos do que isso.

Altura Fixa x Altura Regulável

No mercado não existe maca de alumínio com regulagem de altura (não que eu conheça), mas no caso de macas de madeira você tem a opção de escolher com ou sem regulagem de altura. Se você vai comprar a maca para sua clinica onde várias profissionais vão atender, você deve comprar um modelo com regulagem de altura, pois, as profissionais terão diferentes estaturas, e a maca precisa adaptar-se a altura de cada uma delas.

Se você vai ser a única pessoa a utilizar a maca,  faz apenas 1 o 2 tipos de massagem, e altura da maca fixa é boa para você, poderá optar por ela. Mas se você faz vários tipos de massagens, deverá comprar a maca com altura regulável, pois há massagens que você precisa fazer com a maca mais baixa, outras com a maca mais alta.

Comprimento da Maca

O comprimento padrão das macas é de 1,80 m. há também macas de 1,90m. Nas macas de madeira, além deste comprimento há também a cabeceira que alonga a maca em mais alguns centímetros. Como a estatura média do brasileiro está entre 1,60m e 1,70m, este comprimento dá e sobra.

Largura da Maca

Há várias larguras de macas disponíveis no mercado. A largura padrão é de 65 cm, mas há opções de 70 cm e de 80 cm. Na maca de 65 cm você poderá atender a maior parte dos clientes, porém se o cliente for muito forte ou obeso ele poderá ficar desconfortável e com os braços para fora da maca. Neste caso a melhor opção seria a maca de 80 cm, mas se você for transportar a maca, cuidado. Ela pesa mais que as macas de 65 cm e muitas clientes não conseguem carrega-lás devido ao tamanho e ao peso.

Peso das macas

As macas que eu conheço têm os seguintes pesos
Alumínio

Média de 12,5 kgs a 13 kgs
Madeira

65 cm - média de 13 kgs a 14 kgs
70 cm - média de 15 kgs
80 cm – média de 18 kgs

Acessórios

Já existe no mercado carrinhos retrateis que permitem o transporte de sua maca, mas se você preferir, poderá usar uma bolsa para transportá-la de forma segura e protegida contra sujeira e arranhões. Há também capas protetoras, mas neste caso não tem alça para o transporte.

Forma de Limpeza

Não use álcool para limpar a sua maca, ele desidrata o tecido e o mesmo racha todo. Use sabão de coco, ou detergente neutro, mas se precisar desinfetar, use álcool 70, mas evite ao máximo a sua utilização.

Procure sempre usar um lençol descartável na sua maca e troque-o a cada atendimento. Nunca lave o lençol, pois o nome já diz: descartável.
Já ouvir relatos de pessoas que reutilizam para economizar e isto não é ma atitude ética e correta da parte do profissional.

Há alguns tipos de lençóis, e os mais conhecidos são os rolos de papel e os lençóis de TNT individuais. Muita gente prefere os de TNT, e eu também acho que é a melhor opção.

É isso ai pessoal espero ter contribuído de alguma forma Na sua decisão de compra de sua maca portátil.

Um abraço forte
Cristiano dos Santos
Visite a loja estética: 
Veja nossos vídeos no youtube e no site http://www.tvlojaestetica.com.br/
Blog: academiadaesteticista.blogspot.com
Twitter: cristianoloja
Facebook: Cristiano dos Santos




Tags: Maca de madeira, maca portatil, maca para estetica, maca para esteticista, maca portatil, macas portateis, maca maleta para estética, maca para esteticista, maca de massagem madeira, maca para depilação, maca de madeira legno, maca portátil

10 comentários:

  1. é muito importante estas informaçoôes,principalmente no que diz respeito ao peso que uma maca suporta.bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante suas dicas, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Suas informações são muito valiosas! obrigado por compartilhar =)

    ResponderExcluir
  4. Suas informações, são muito valiosas, principalmente para iniciantes como eu. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Suas informações, são muito valiosas, principalmente para iniciantes como eu. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Poderia indicar uma marca boa de maca para comprar?

    ResponderExcluir
  7. muito esclarecedor ! obrigado

    ResponderExcluir
  8. Pretendo abrir meu espaço fazer massagens modeladora , relaxante ,redutora e tenho 1,73 de altura qual a melhor maca pra eu adquirir ? Obs Algumas massagens são bem intensificadas .

    ResponderExcluir