segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lançamento: Aparelho de Estética de laserterapia Fluence HTM Eletrônica


“Abordagem conceitual e aplicabilidade prática da Laserterapia e Ledterapia combinadas para um tratamento estético de resultados”.



FLUENCE
LASERTERAPIA

DEFINIÇÃO

         O laser é uma radiação eletromagnética. As energias eletromagnéticas são energias transportadas e a essa forma de energia dá-se o nome de “quantuns”. Os quantuns são transportados no espaço oscilando em uma determinada freqüência. A interação entre a freqüência de oscilação e a velocidade de propagação do laser no vácuo é chamado de COMPRIMENTO DE ONDA.

DIFERENÇA ENTRE O LASER E A LUZ BRANCA

Monocromaticidade
A luz emitida por um LASER é composta por fótons em apenas uma freqüência, esta propriedade define o LASER como sendo uma luz monocromática. A luz branca ao contrário do LASER é composta por componentes de várias freqüências.

Unidirecionalidade
Os fótons que compõem o LASER caminham paralelamente entre si, ou seja, sem se dispersarem, ao contrário da luz branca que se propaga aleatoriamente. Esta propriedade é responsável pela elevada densidade de potência do feixe de LASER em relação à luz branca.

Coerência
No LASER os fótons emitidos estão em fase entre si, ou seja, eles estão em sincronismo. Isso não ocorre na luz branca, pois é impossível trabalhar com ondas de diferentes valores de freqüências sincronizadas.

PROFUNDIDADE DE PENETRAÇÃO

A profundidade de penetração do LASER é função do comprimento de onda do mesmo. LASERS com elevados comprimento de onda penetram mais profundamente que os LASERS de pequenos comprimentos de onda. Isso ocorre por que quanto menor o comprimento de onda, maior é a freqüência do LASER; e, quanto maior a freqüência do LASER, maior será a atenuação do LASER, visto que a atenuação que o LASER sofre em um meio é diretamente proporcional a sua freqüência.

LASER VERMELHO (VISÍVEL) AlGaInP – 658 nm
- Emissão Contínua e Pulsada
- Menor penetração

LASER INFRA-VERMELHO (INVISÍVEL) AlGaAs – 830 nm
- Emissão Contínua e Pulsada
- Maior penetração

EFEITOS DA RADIAÇÃO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA

EFEITOS PRIMÁRIOS

Dentre os efeitos primários temos os de caráter:

Bioquímico

- Aumento na síntese de ATP mitocondrial.
- Liberação de aceticolina, histamina e serotonina.
- Variações nos níveis de AMPc.
- Mudança na velocidade de síntese de DNA e RNA.
- Interferência nas prostaglandinas.
- Aumento da produção de b endorfinas.
- Aumento da atividade dos fribroblastos.
- Aumento da formação de colágeno.
- Aumento da proliferação muscular.
- Normalização dos níveis de fibrinogêneo.


Bioelétrico

Os efeitos desse gênero se caracterizam pelas trocas nos potenciais de membrana. O processo de transmissão de impulso entre células nervosas se dá através do aumento da permeabilidade da membrana. As células afetadas por certas patologias, não conseguem manter normalizado o potencial de membrana. O LASER quando aplicado em quantidades corretas, pode atuar nesse processo normalizando a atividade funcional das membranas celulares.

Bioenergético

Baseado na teoria do Bioplasma, que defende a existência de um nível de energia que se interage harmoniosamente ao contingente físico dos seres humanos, acredita-se que o LASER com sua capacidade energética é capaz de normalizar a diferença existente no bioplasma, de modo a realizar a perfeita harmonia entre contingente energético e contingente físico.

EFEITOS SECUNDÁRIOS

Os efeitos secundários são efeitos originários dos efeitos primários, que ocorrem a nível de sistema, englobando todo os meios expostos ao LASER. Dentre os efeitos secundários podemos citar:

- Estímulo da microcirculação: a atuação do LASER nos esfíncters, via histamina, provoca vasodilatação no local da aplicação. Esta vasodilatação permanecerá presente mesmo após o encerramento da aplicação. O efeito de vasodilatação na microcirculação é desejado em todas as situações onde o aumento do fluxo sangüíneo favoreça a recuperação da região lesada.

- Estímulo sobre o trofismo local:
O aumento da síntese de ATP, RNA e DNA ocorrido no efeito primário do LASER faz com que as células normais entrem em mitose, favorecendo o processo de regeneração do:
- Tecido granular (geralmente efetuado sobre úlceras e feridas).
- Fibras nervosas.
- Vasos
- Linfáticos
- Tecido ósseo
Além de:
- Aumentar a capacidade fagocitária dos linfócitos e dos macrófagos.
- Ativar a atividade do bulbo piloso.
- Acelerar a cicatrização das membranas timpânicas.
- Estimular a atividade neural.

EFEITOS TERAPÊUTICOS

- anti-inflamatório
- analgésico
- regenerativo
- cicatrizante
- circulatório

LEDTERAPIA

DEFINIÇÃO

Os LEDs (Light Emitting Diodes) são diodos de semi-condutores que, ao serem submetidos a uma corrente elétrica, emitem uma luz que promove estimulação intracelular. Tem o poder de tanto estimular como de inibir determinadas atividades celulares (processo conhecido como modulação), abrangendo assim várias indicações diferentes.
As fontes de LASER (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação) e de LED são semelhantes do ponto de vista da luz emitida, isto é, ambos produzem uma banda espectral relativamente estreita, tendo o LED um espectro um pouco mais largo, oferecendo assim uma gama de cores que podem ser utilizadas em vários tratamentos.  
A diferença importante dessas fontes está no fato de que a luz emergente do LED não é colimada nem coerente. Seu ângulo de emissão é maior. Ela possui uma divergência medida em graus, já que os fótons se repartem em uma superfície maior, constituindo uma vantagem, pois o terapeuta pode cobrir uma área maior, deixando fixo o aplicador, sem ter que fazer movimentos. O baixo custo e o fácil manuseio do LED aumentaram a procura e o uso dessa terapia.
A Fototerapia por LEDs transporta energia para as células através de irradiação eletromagnética de baixa freqüência. A Fototerapia não é invasiva nem ionizável, não emite raios UV, não causa aumento da temperatura da superfície da pele, permitindo assim um resultado gradativo, seguro e indolor.

EFEITOS DA LEDTERAPIA

A Fotobiomodulação com LED é uma nova tecnologia não invasiva que atua na modulação das funções metabólicas. A aplicação do LED como recurso terapêutico vem se ampliando na última década. Estudos desenvolvidos pela NASA (National Aero Space Agency) nos Estados Unidos demonstraram fortes evidências de que a eficiência dos LED’s em processos de foto estimulação celular.
Na emissão de uma energia luminosa das cores azul e âmbar, ocorre absorção pelo tecido e ativação (fotoestimulação) ou inibição (fotoinibição) da função determinada.
Realiza fotoestimulação dos tecidos através do aumento da taxa de síntese de RNA e DNA; elevação do metabolismo celular e síntese de ATP; aumento na circulação sanguínea local, promovendo maior nutrição celular; ativação da rede ganglionar através da alteração na permeabilidade da membrana plasmática, com aumento na absorção de ativos; estímulo ao Sistema Imunológico; bioestimulação na cicatrização; tratamento da Alopecia Androgênica, especialmente em seus estágios iniciais; aumento da taxa de proliferação de células, com aumento da taxa de produção de fibroblastos e da síntese de colágeno.
Outro efeito igualmente importante pode ser observado a partir da quebra das moléculas de água, HIDRÓLISE, o que acarreta uma imediata ionização com liberação de íons hidroxila que ao se acumularem na membrana celular criam um efeito de alteração na tensão superficial, acarretando uma percepção estética provisória de intumescimento e firmeza aos tecidos.
O efeito de fotoinibição auxilia no tratamento pós peeling químico ou a laser, através da diminuição da inflamação; tratamento de câncer de pele e lesões pré malignas (terapia fotodinâmica); ação analgésica pela liberação de beta-endorfinas e inibição da cicloxigenase; inibe a colagenase, enzima responsável pela destruição do colágeno bom.
O oxigênio que eminentemente reconhecemos como um fluído básico para a vida, em determinadas condições (sob ação de radiação, por exemplo) pode se apresentar numa modalidade em que possui uma capacidade extremamente reativa conhecida como “radical livre”. A deposição de luz azul faz com que os radiais livres se associem às moléculas de hidrogênio, roubando elétrons de suas conjugações carbônicas o que promove o rompimento das ligações bivalentes entre átomos de carbono propiciando o efeito de oxidação e conseqüente simplificação dos compostos carbônicos, gerando a percepção estética de clareamento.
O efeito bactericida se dá à medida que o radial livre ao reagir com elétrons de moléculas de hidrogênio que se encontram associadas à membrana citoplasmática da bactéria impede que esta realize normalmente suas trocas metabólicas. O LED azul atua seletivamente nas bactérias da pele. Portanto, esse efeito garante, entre outros, o tratamento de acne.
A terapia por LED é indolor e segura, podendo ser utilizada em todas as faixas etárias e todos os tipos de pele. É um tratamento não invasivo e o paciente não apresenta efeitos colaterais e tempo de recuperação. Permite o tratamento de várias lesões e regiões anatômicas ao mesmo tempo.

TIPOS DE LEDS

LED Azul

Os LEDs Azuis emitem feixes de luz com comprimento de onda de 470 nm. A irradiação do LED azul tem ação bactericida, oxigenante e cicatrizante.
Na acne ativa, tem efeito foto destruidor da bactéria Propionybacterium acnes, através do stress oxidativo, agindo diretamente na excessiva produção de gordura, inibindo o excesso de secreção sebácea, auxiliando na oxigenação e na regeneração do tecido.
O efeito tensor e de iluminação facial se dá pela estimulação de um sub produto metabólico das células (porfirinas) a produzir por oxidação um tipo de oxigênio extremamente reativo. Este elemento reage fortemente com o hidrogênio presente na membrana citoplasmática das células e produz grande quantidade de água dentro do limite citoplasmático da célula, criando um mecanismo de hiper hidratação e expansão por compressão dos tecidos.
Realiza absorção de hidroxilas, que levam ao escurecimento da região, causando melasmas.

LED Âmbar

Os LEDs Âmbar têm um comprimento de onda de 617 nm. A irradiação da luz âmbar tem propriedade drenante e desintoxicante, melhorando a circulação sanguínea e linfática, minimizando edemas, estimulando a presença de água e tem efeito calmante nos casos de vermelhidão causada por rosácea. 
No envelhecimento, as fibras de colágeno apresentam-se adensadas. Ao receber a luz âmbar, o receptor enzimático libera íons que aderem imediatamente à membrana citoplasmática das células, criando um efeito de espessamento não térmico das fibras de colágeno. A reflexão de luz pelos tecidos nessas condições confere uma expressão saudável aos pacientes.

COMBINAÇÃO LED E LASER NOS TRATAMENTOS

A combinação dos LEDs com os Lasers nos tratamentos é realizada para que consiga atender a verdadeira necessidade da pele, proporcionando resultados adequados para cada tipo de tratamento. Assim, garante a manutenção dos benefícios combinados de suas respectivas funções. Essa combinação é extremamente importante, pois age em diversos fatores essenciais para a saúde da pele através de seus comprimentos de onda.

Acne 
A aplicação do LED azul promove a descontaminação (eliminação da bactéria Propionybacterium acnes), pela formação de oxigênio singleto que oxida os componentes citoplasmáticos destes microrganismos. Age diretamente na excessiva produção de gordura, inibindo o excesso de secreção sebácea, auxiliando na oxigenação e na regeneração do tecido.
O Laser vermelho, por sua vez, tem ação antiinflamatória e analgésica. Além de acelerar a multiplicação celular, os feixes de luz agem favoravelmente na recuperação da pele acometida pela acne.
A aplicação do Laser infravermelho na rede ganglionar promove drenagem linfática da região.

Hipercromias/ Iluminação Facial 
O LED Azul proporciona o clareamento e a tonificação dos tecidos. A absorção da luz pelas células leva ao aparecimento de radicais livres de oxigênio e peróxido de hidrogênio, estes, por sua vez, agem de duas formas:
- Por serem extremamente reativas, elas destroem ligações químicas bivalentes (absorvedoras de luz), transformando-as em ligações simples (não absorvedoras), produzindo o efeito de clareamento;
- Os radicais livres de oxigênio hidrolisam a água intracelular formando íons livres que vão se aderir à parede da membrana citoplasmática. Estes reagirão com oxigênio molecular advindo da corrente sanguínea, levando ao aparecimento de água na região, promovendo alteração da tensão superficial da pele, com efeito estético de expansão dos tecidos.
O Laser Vermelho estimula o aumento do volume de vasos, abundantes nessa região, causando uma drenagem no infiltrado intersticial.

Flacidez tissular e Rugas
Os efeitos da radiação laser ao nível do processo de divisão celular se dão sobre a insuficiência de células do estrado germinativo. O Laser vermelho e o infravermelho aumentam o metabolismo dos fibroblastos, com consequente aceleração na produção de fibras colágenas. Decorrente também dos efeitos ao nível circulatório, há melhora do trofismo geral da região afetada, redução da desidratação e da atrofia do panículo adiposo.
         O laser infravermelho atua na correção de Botox, aumentando a velocidade da metabolização da toxina.
LED azul: a absorção da luz pelas células leva ao aparecimento de radicais livres de oxigênio e peróxido de hidrogênio. Os radicais livres de oxigênio hidrolisam a água intracelular formando íons livres que vão se aderir à parede da membrana citoplasmática. Esses reagirão com oxigênio molecular advindo da corrente sanguínea, levando ao aparecimento de água na região, promovendo alteração da tensão superficial da pele, hidratação, com efeito estético de expansão dos tecidos.
O LED âmbar estimula a organela ribossômica e promove espessamento homogêneo não térmico das fibras adensadas.

Alopecia
Os efeitos da terapia laser na velocidade de multiplicação celular podem gerar benefícios em quadros de alopécia.
O laser vermelho promove aumento da circulação local, aumento do metabolismo folicular, com reativação do crescimento, bem como, volume e qualidade capilar.
Na ausência do folículo piloso, a radiação laser não terá qualquer efeito.

Celulite
Os nódulos celulíticos, envoltos por camada fibrosa, são suscetíveis de destruição pela radiação laser, em função da ação fibrinolítica do mesmo. O Laser vermelho promove otimização da circulação periférica, melhorando a nutrição celular e proporcionando efeito antiinflamatório, dentre outros.
O Led âmbar promove espessamento homogêneo não térmico das fibras adensadas, que confere aparência estética de diminuição de depressões na pele.
O Laser infravermelho ativa a rede ganglionar antes da drenagem linfática.



Estrias
Leds azuis: a absorção da luz pelas células leva ao aparecimento de radicais livres de oxigênio e peróxido de hidrogênio, estes, por sua vez, agem de duas formas: por serem extremamente reativas, elas destroem ligações químicas bivalentes (absorvedoras de luz), transformando-as em ligações simples (não absorvedoras), produzindo o efeito de clareamento; os radicais livres de oxigênio hidrolisam a água intracelular formando íons livres que vão se aderir à parede da membrana citoplasmática. Estes reagirão com oxigênio molecular advindo da corrente sanguínea, levando ao aparecimento de água na região, promovendo alteração da tensão superficial da pele, hidratação, com efeito estético de expansão dos tecidos.
O Laser vermelho produz aumento no metabolismo dos fibroblastos, com consequente aceleração na produção de fibras colágenas.
O LED âmbar: estímulo à organela ribossômica, levando à otimização da síntese de colágeno e espessamento não térmico das fibras adensadas

Onicocriptose
O Laser vermelho promove estimulação da cicatrização tecidual no local da lesão. Na ocorrência de infecção, pode ser realizada a terapia fotodinâmica para combate aos agentes etiológicos. 
O Laser infravermelho possui ação analgésica, antiinflamatória e aplicação na rede ganglionar para drenagem linfática na região e, consequente diminuição do edema.

Tina interdigital
O Laser vermelho estimula a cicatrização tecidual nas áreas fissuradas. O Laser infravermelho possui ação analgésica e antiinflamatória.

Onicomicose
No tratamento da onicomicose a fonte óptica mais adequada é a vermelha, pois possui melhor absorção na superfície da pele ou lâmina ungueal (unha). No caso da onicomicose, que é a infestação da lâmina ungueal por fungos e/ou cândidas, devido ao ambiente propício para se instalarem (quente, úmido e escuro), a luz atua como acelerador no crescimento da lâmina saudável e destrói os fungos por meio da terapia fotodinâmica. 
O Laser infravermelho entra com ação analgésica, antiinflamatória e aceleração da renovação da unha, através da aplicação na matriz.

Drenagem linfática
O Laser infravermelho ativa a rede ganglionar antes da drenagem linfática.
Pós-operatórios
Cabe à laserterapia, nesses casos, colaborar para uma cicatrização mais rápida e mais estética.
A maior rapidez para a cicatrização decorre do estímulo à mitose celular, principal efeito da radiação laser de baixa potência, e também dos efeitos ao nível circulatório.
O melhor acabamento estético da cicatriz decorre da neoformação de vasos, estimulada pela radiação laser, e que proporciona cicatrizes bem vascularizadas.
A ação sobre os fibroblastos, estimulando a produção de fibras elásticas e colágenas, impede ou minimiza a ocorrência de distúrbios como o quelóide e o alargamento da cicatriz.
O Laser vermelho também tem ação antiinflamatória e analgésica.

Edema palpebral
A irradiação da luz âmbar tem propriedade drenante e desintoxicante, melhorando a circulação sanguínea e linfática, minimizando edemas.

OBSERVAÇÕES

- A fototerapia vem sendo combinada com outras técnicas de rejuvenescimento com muito sucesso. Existe sinergismo dos LEDs com os LASERs, peelings, microdermoabrasão e preenchimentos.
- Todos os tipos de pele podem ser tratados.
- Podem e devem ser mantidos o tratamento clínico e os adjuvantes
- Em média, o tratamento é realizado em 08 sessões, mas já na primeira aplicação é possível notar o chamado "Efeito Cinderela", pois os sinais de expressão são suavizados, a intensidade das olheiras é reduzida e a discromia da pele é equilibrada, o que gera uma luminosidade na linha central do rosto.
- Nos casos de acne, o tratamento promove uma melhora significativa na pele a partir da terceira sessão.
- Para todas as indicações, exceto para a Terapia Fotodinâmica, são recomendadas em princípio 2 sessões semanais, em um total de vinte sessões que podem ser renováveis.
- Há percepção de melhora a cada tratamento, maior notadamente ao redor da quinta semana.
- as sessões com o laser não dispensam os cuidados diários de limpeza da pele e o uso de dermocosméticos.
- A emissão de luz tem que ser sempre perpendicular à pele, para maior absorção da fototerapia.
- Estudos submetidos ao FDA (Food and Drugs Administration) dos Estados Unidos, demonstraram 60% a 80% de melhora na qualidade da pele facial, do pescoço e do colo.



Lançamento: Novembro de 2012

9 comentários:

  1. O LED azul deste aparelho HTM é de 490 nm, nao esta na faixa do espectro de onda que diz que é de 470 nm..Olha o que diz o artigo de sua página:

    "LED Azul Os LEDs Azuis emitem feixes de luz com comprimento de onda de 470 nm. A irradiação do LED azul tem ação bactericida, oxigenante e cicatrizante."
    Precisam rever esse espectro da luz azul..

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano, o LED azul pode variar seu comprimento de onda, algo em torno de 400nm e 500nm. Só o conceito que faltou observações.

    ResponderExcluir
  3. O espectro da luz azul vai de 400nm a 470nm, logo espectro fora desta faixa de luz visível já corresponde a outra cor..nao tendo mesmo efeito terapêutico para algumas patologias

    ResponderExcluir
  4. Dermato funcional tbm pode usar esse aparelho ou só biomédico ?

    ResponderExcluir
  5. Dermato funcional tbm pode usar esse aparelho ou só biomédico ?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este tipo de aparelho são de baixa potência. Pode ser usado por todos profissionais da aria de saúde inclusive esteticista dermato. Etc

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, sou técnica em estética, comprei o fluente e já uso quase tds os protocolos existentes no aparelho para fins estéticos, só desconheço o protocolo para flacidez se puderem me passar agradeço. uso a caneta 658. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, sou técnica em estética, comprei o fluente e já uso quase tds os protocolos existentes no aparelho para fins estéticos, só desconheço o protocolo para flacidez se puderem me passar agradeço. uso a caneta 658. Obrigada.

    ResponderExcluir