quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ultrassom de 1mhz e 3 mhz. Saiba Qual é a Diferença

O que é Ultra-som (U.S.)?
Seu mecanismo baseia-se na produção de ondas sonoras de alta freqüência (não audíveis pelo ouvido humano) utilizando-se uma máquina de Ultra-som. As ondas sonoras atravessam a pele até o interior do organismo, utilizando um gel aplicado sobre a pele como condutor.

Para que serve o Ultra-som no tratamento da dor?

O Ultra-som é extensivamente utilizado e combinado com outras modalidades de tratamento de lesões de tecidos moles. É creditado ao Ultra-som possuir um efeito benéfico na redução da dor e estados inflamatórios aumentando a mobilidade funcional e reduzindo o tempo de recuperação.

Existe evidência implicando um papel fundamental dos mecanismos atérmicos na produção de um efeito terapeuticamente significativo: estimulação da regeneração dos tecidos, reparo do tecido mole, aumento do fluxo sangüíneo em tecidos cronicamente isquêmicos, síntese de proteínas e reparo ósseo1.

Além disso, a potência de 0,5 W/cm2 em pulsos à freqüência de 3 MHz é empregada para tratamento de tecidos superficiais, pois a energia é rapidamente absorvida; com efeitos não-térmicos conseguidos através da forma em pulsos e uma intensidade baixa. Ainda, o principal componente necessário para a remodelação adequada e um dos aminoácidos essenciais do colágeno aumentam depois de doses baixas de Ultra-som em pulso. Esses eventos fazem com que o tecido conjuntivo cicatrizado seja mais forte e deformável, capaz, portanto, de suportar cargas elevadas2.

Quais são os tipos de Ultra-som e quais são seus benefícios?

São dois tipos de Ultra-som:

a. Ultra-som Pulsado. Benefícios: massagem mecânica, dispersa os fluidos do edema, dispersa toxinas, provoca a quebra de calcificações.

b. Ultra-som Contínuo. Benefícios: produz calor profundo na interface muscular, aumenta o fluxo de sangue para circular os nutrientes, reduz o espasmo muscular, elimina a formação fibrótica.

Para que devem ser usados os aparelhos de Ultra-som do tipo pulsado ou contínuo?

Depende do tipo de resposta que é buscada. O modo contínuo eleva mais efetivamente a temperatura do tecido. Os modos pulsados, que possuem ciclo de trabalho de 20%, 10% ou 5%, diminuem os efeitos térmicos.

Ambos, contínuo e pulsado, podem produzir efeitos não térmicos.

Para que servem os efeitos não térmicos do Ultra-som?

Os efeitos não térmicos do Ultra Som incluem a estimulação da regeneração dos tecidos moles e restauração óssea, aumento do fluxo sanguíneo e mudanças no metabolismo das células e promovem o alívio da dor. Observa-se que o modo contínuo aumenta a extensibilidade de estruturas ricas em colágeno, produz aumento na mobilidade articular, diminuição do espasmo e da dor, aumento do fluxo sangüíneo e da velocidade de condução nervosa produzindo ainda reações inflamatórias medianas (liberações histamínicas).

Qual a diferença entre as freqüências 1.0 e 3.0 MHz?
O U.S. de 1.0 MHz é usado em estruturas mais profundas (músculos, tendões, bursas), pois ele é pouco absorvido em estruturas superficiais e em tecido adiposo.

Ao contrário, 3.0 MHz deve ser usado em estruturas superficiais pois a energia é absorvida nos tecidos que estiverem entre 1 e 2 cm abaixo da superfície da pele evitando o rebote do periósteo.

Quantas aplicações seguidas de Ultra-som podem ser realizadas durante o tratamento?
Após cerca de 10 a 12 aplicações seguidas, uma por dia, em uma única área do corpo, é recomendado que o uso do aparelho passe a ser descontínuo, para evitar possíveis efeitos fisiológicos degenerativos.

Quais são os efeitos fisiológicos do Ultra-som?
O Ultra-som aumenta a taxa de metabolismo no tecido; aumenta a extensibilidade do colágeno; aumenta o fluxo sangüíneo e a cicatrização tecidual; diminui a sensibilidade de elementos neurais; alivia a dor e espasmos musculares.

Quais são as indicações do Ultra-som?
O Ultra-som possui indicação para tratamento de lesões teciduais não agudas, tratamento de inflamação sub-aguda ou crônica, regeneração tecidual, bursites não agudas, capsulites adesivas, para suavização do tecido cicatricial, miosite e estados de irritação da raiz nervosa.

Quais são as contraindicações do Ultra-som?

A sua contra-indicação é específica para neoplasmas (câncer ativo), desordens circulatórias, útero gravídico ou sobre os órgãos reprodutores, áreas de inflamação aguda, feridas abertas, epífises de ossos em crescimento, acima ou sobre aparelho de Marcapasso.

Deve ser evitado seu uso (contra-indicação relativa) sobre áreas insensíveis, sobre fraturas não consolidadas, tratamentos em áreas sobre o cérebro, o coração, os olhos e os ouvidos.

É contra indicado o uso de Ultra-som no músculo peitoral maior devido a este músculo estar próximo ao coração?
Assumindo-se que o coração esteja a 4 cm da superfície da pele, uma dosagem de 0.5W/cm2 poderá seguramente ser aplicada.

A espessura de meio-valor (D/2), ou seja, a distância percorrida pelo feixe antes que ele seja decrescido pela metade do seu valor original, também é uma forma de calcular a atenuação. Se o tecido a ser atingido está a 5cm de profundidade e estiver usando 2.0W/cm2 a 1 Mhz de freqüência, o tecido em questão receberá 1 W/cm2 o qual é a metade do seu valor.

É seguro aplicar o Ultra-som no ligamento colateral lateral dos joelhos em uma pessoa de 15 anos de idade?
O Ultra-som é usado na cura de danos a ligamentos, entretanto, devido a proximidade do ligamento colateral lateral do joelho à epífise de crescimento do fêmur, tíbia e fíbula; o US não deverá ser usado até que o crescimento tenha sido completado. Este centro de crescimento do osso longo em particular encerra-se entre 18 e 20 anos de idade.

O que significa E.R.A?
Área de Radiação Efetiva do cabeçote. Ou seja, a área dentro do cabeçote capaz de produzir efeitos terapêuticos.

Por que os movimentos do U.S. devem ser lentos e contínuos?
Devido a não uniformidade do feixe de Ultra-som, o cabeçote não deve ficar parado sobre um mesmo local. Também não deve ser movimentado muito rápido, pois não haveria tempo do tecido entrar em ressonância. O melhor procedimento é o movimento circular-deslocado, numa velocidade de 1 a 2cm/segundo.



Fonte: http://clinicaverri.blogspot.com.br/2009/03/ultra-som-perguntas-mais-frequentes.html


Tags: ultrassom, ultra-som, estetica, fisioterapia 1 mhz 3 mhz clinica de estetica tratamento estetico lipocavitação ultrasom para estetica ultrassom para fisioterapeuta fisioterapia diferença entre ultra som de 1 mhz e 3 mhz
diferença entre ukltrassom para estetica e fisioterapia diferença entre ultrasom para esteticista e para fisioterapeuta

43 comentários:

  1. quebrei o moleolo interno ( tibia) ,estou com dois parafusos de fixação ,tenho um aparelho destes de ultrasom , com frequências de 1 Mhz e 3 mhz , poderia usar este aparelho que tenho de ultrasom , para diminuir o tempo de ossificação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não pode usar por causa dos parafusos de fixação podem esquentar e acabar ocorrendo uma queimadura tecidual

      Excluir
    2. Pode utilizar no modo pulsátil pois não chega a esquentar os parafusos.

      Excluir
    3. Posso usar no modo pulsado em ciruréia no posterior com pinos 1 Mhz?

      Excluir
  2. Pode usar ultrsom 1mhz p tratamento de celulite grau 4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ultrasom de 1 mhz e para tecidos mais profunedos, e no caso da celulite, Acomete o tecido adiposo( gordura),não e que nao possa se a camada de gordura for muito espessa pode, mais se não vc pode acabar trabalhando outros tecidos , cono musculo por ex.e o ideal ms e de 3mhz no continuo,pois o grau 4 o tecido estar fibrosado e o aquecimento assosiado com manobras realinham o tecido, e depedendo do caso melhora , mais nao sai.

      Excluir
    2. O ultrasom de 1 mhz e para tecidos mais profunedos, e no caso da celulite, Acomete o tecido adiposo( gordura),não e que nao possa se a camada de gordura for muito espessa pode, mais se não vc pode acabar trabalhando outros tecidos , cono musculo por ex.e o ideal ms e de 3mhz no continuo,pois o grau 4 o tecido estar fibrosado e o aquecimento assosiado com manobras realinham o tecido, e depedendo do caso melhora , mais nao sai.

      Excluir
  3. Adorei o artigo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, queria saber ser pode usar ultrasson ,nessa área das costa ,que e a verdadeira banana ,que e causada pelo sutiã bjs aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser usado sim, e é eficaz se conciliado com massagem modeladora
      Use no modo contínuo

      Excluir
  5. Onde comprar este ultrasom e quanto custa.obrigada espero resposta

    ResponderExcluir
  6. Onde comprar este ultrasom e quanto custa.obrigada espero resposta

    ResponderExcluir
  7. Estou com o meu p d inchado por uma contusão...posso comprar o aparelho e usar por mim mesmo....também não sei como funciona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faça isso, procure um profissional da área para avaliar e indicar o melhor tratamento pra você

      Excluir
  8. Boa noite, estou fazendo um analise de um paciente com ruptura de fibra muscular na coxa e apresenta dor duranteba movimentação, como aplicar o uso do ultra som e quais seria as formas lembrando que estou apenas no 2 ano de fisioterapia desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, estou fazendo um analise de um paciente com ruptura de fibra muscular na coxa e apresenta dor duranteba movimentação, como aplicar o uso do ultra som e quais seria as formas lembrando que estou apenas no 2 ano de fisioterapia desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  10. Eu posso comprar um ultrasom para mim mesmo fazer minhas massagens de drenagem e depois ficar usando para gorduras localizadas e celulites?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao deve ser adquirido para uso domestico. Como ha risco eminente de se lesionar deve ser aplicado por um profissional capacitado para executar as técnicas. Se ter formacao em estetica ou fisioterapia podera comprar Ibramed, Fisioshop.

      Excluir
  11. Qual protocolo posso usar para bursite no ombro? Uso ele em 1mhz, modo pulsado, com qual intensidade e tempo?

    ResponderExcluir
  12. Qual protocolo posso usar para bursite no ombro? Uso ele em 1mhz, modo pulsado, com qual intensidade e tempo?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,parabens pelo seu artigo, muito bom. Eu sou esteticista e tenho um aparelho de ultrasom de 1MHZ para tratamentos faciais. Quando eu faço tratamento no rosto por 15 minutos logo apos tratamentoo resultado é bem visivel, o rosto fica com aspecto mais jovem, esticado e preenchido. Sò que 3 semanas depois quando o efeito desaparece eu tenho a impressao que a pele esta mais envelhecida que antes. Isso possivel? Existe a possibilidade das celulas adiposas se quebrarem com 1 MHZ? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Tenho tendinite nos dois punhos, estou cansado de ir na fisioterapia, qual é o aparelho ideal p mim comprar e qual a regulagem e tempo?, desde ja agradecido

    ResponderExcluir
  15. Tenho tendinite nos dois punhos, estou cansado de ir na fisioterapia, qual é o aparelho ideal p mim comprar e qual a regulagem e tempo?, desde ja agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os aparelhos só podem ser utilizados por especialistas, no caso Dr Fisioterapeuta.

      Excluir
  16. Gostei bastante do artigo entretanto cabe frisar que tratamento de tecidos moles e profundos são de competência do profissional Fisioterapeuta, e que o uso de qualquer equipamento sem o devido conhecimento implica em riscos de danos sérios ao paciente, respondendo as perguntas que Vi, a do acadêmico de Fisioterapia, não você não pode se responsabilizar e nem tratar o paciente sozinho sem estar devidamente formado e com número de conselho, isso caracteriza Exercício ilegal da Profissão, procure um professor que possa te orientar e ficar responsável pelo paciente, quanto aos demais pacientes, não usem aparelhos sozinhos, vejo diariamente muitos acharem que podem e devem fazer isso mas já tivemos casos de queimaduras profundas que necessitaram de cirurgia, deixando marcas profundas e em alguns casos deformidades por mau uso dos equipamentos, cada caso é único, tem seus objetivos e necessidades para os quais os aparelhos irão auxiliar no tratamento, mas não são responsáveis pela "cura" são apenas parte do trabalho. Espero ter ajudado e alertado já Vi muitas sequelas que assustam! Busquem o profissional competente de acordo com suas necessidades (Fisioterapeuta ou Esteticista). Em tempo ainda sou acadêmica, estou no 8 período de Fisioterapia.

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante do artigo entretanto cabe frisar que tratamento de tecidos moles e profundos são de competência do profissional Fisioterapeuta, e que o uso de qualquer equipamento sem o devido conhecimento implica em riscos de danos sérios ao paciente, respondendo as perguntas que Vi, a do acadêmico de Fisioterapia, não você não pode se responsabilizar e nem tratar o paciente sozinho sem estar devidamente formado e com número de conselho, isso caracteriza Exercício ilegal da Profissão, procure um professor que possa te orientar e ficar responsável pelo paciente, quanto aos demais pacientes, não usem aparelhos sozinhos, vejo diariamente muitos acharem que podem e devem fazer isso mas já tivemos casos de queimaduras profundas que necessitaram de cirurgia, deixando marcas profundas e em alguns casos deformidades por mau uso dos equipamentos, cada caso é único, tem seus objetivos e necessidades para os quais os aparelhos irão auxiliar no tratamento, mas não são responsáveis pela "cura" são apenas parte do trabalho. Espero ter ajudado e alertado já Vi muitas sequelas que assustam! Busquem o profissional competente de acordo com suas necessidades (Fisioterapeuta ou Esteticista). Em tempo ainda sou acadêmica, estou no 8 período de Fisioterapia.

    ResponderExcluir
  18. bom dia, estou tratando uma mialgia na panturilha qual o melhor modo a ser usado continuo ou pulsado ? e qual frequencia seria 1 mhhz ?

    ResponderExcluir
  19. bom dia, estou tratando uma mialgia na panturilha qual o melhor modo a ser usado continuo ou pulsado ? e qual frequencia seria 1 mhhz ?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, gostaria dr saber se o ultrassom pode ser usado no rosto. Se sim quais seriam as indicações e parametros?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite,
    Mesmo o US de 1mhz ser para regiões mais profundas, é possível utilizá-lo para o tratamento de celulite graus 1 e 2?

    ResponderExcluir
  22. Olá Fiz uma cirurgia para reparo do tendão de Aquiles há 33 dias tirei os pontos a uma semana estou usando a bota Robô foot, o médico recomendou que não colocasse peso sobre a perna, será que posso usar o US para tendão e para cicatriz da cirurgia?
    Está muito rígido o tornozelo consigo movimentar muito pouco para baixo e para cima será que o US ajudaria?
    E qual seria a diferença de usar na cicatriz e no tendão?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia.. Minha mãe tem fibriomialgi.. Posso usar 1mhz ? E tenho flacidez posso usar tbm?

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber sobre o ru 638, pois faco eletrocautério, e ele vem outras ponteiras e no manual diz 1MHz -3MHz ,isso significado que ele e os dois?

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho o ultrasson sonopulse 3, sou esteticista, gostaria de saber se o mesmo pode ser usado no rosto e na papada, se sim devo usar no 1 MHz ou 3mhz

    ResponderExcluir
  26. Comprei um aparelho de 1mhz com a finalidade para a quebrar de gorduras localizadas, porém depois de ler os comentários a cima fiquei muito confusa se fiz uma boa compra ou não.Gostaria de saber a melhor forma de usa ló.

    ResponderExcluir
  27. Qual melhor indicação para uso estético facial ( incluindo) área da papada?

    ResponderExcluir