quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Profissão Esteticista


Profissional de Estética

O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista. O profissional pode fazer atendimento domiciliar ou trabalhar em spas, clínicas estéticas, salão de beleza, consultórios, hospitais, academias de ginástica, hotéis e até navios.

Mercado de Trabalho

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da indústria da beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. E as contratações aumentam ano a ano. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que as oportunidades de trabalho criadas pelos salões de beleza cresceram 143% nos últimos 15 anos. Mas o setor ainda precisa de profissionalização, por isso quem tem diploma de bacharel ou tecnólogo é cada vez mais requisitado. "A procura por qualidade de vida e saúde mantém o mercado aquecido. E a área de imagem pessoal, que envolve estética capilar, facial e corporal, carece de profissionais", diz Gildete Valdameri, professora do curso tecnológico em Cosmetologia e Estética, da Univali, campus Balneário Camboriú. Salões de beleza, spas, hotéis, centros de estética e consultórios de dermatologia são os principais contratantes. Clínicas médicas também precisam de graduados para atuar nas áreas de estética pré e pós-operatória. A maior demanda está na Região Sudeste, que concentra 72% das empresas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. No Sul, o mercado também cresce, com boas perspectivas para os próximos cinco anos.

Salário inicial da esteticista: R$ 770,00 mais comissão (funcionários de institutos de beleza); fonte: Sindicato dos Empregadores e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia do Estado de São Paulo.

Curso

Há apenas um curso de bacharelado em Estética no país - o da Universidade Anhembi Morumbi. Nele, desde o primeiro ano são mescladas disciplinas teóricas - das áreas de marketing e gestão de negócios de beleza e saúde - com as práticas, nas quais os alunos treinam a aplicação dos tratamentos estéticos. Também se aprendem anatomia do corpo humano, princípios ativos de cada cosmético, técnicas usadas antes e após cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos). O estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão do curso. 

Duração média: três anos. 



Há muitos cursos tecnológicos na área de estética. Diferentemente do bacharelado, que tem um foco maior em conteúdos relacionados à gestão do negócio, os tecnológicos são indicados para quem quer trabalhar com as técnicas esteticistas ou para aqueles que têm interesse em uma técnica específica, como podologia e terapia capilar. No momento de optar pela faculdade, fique atento à área de atuação. A maioria, porém, inclui disciplinas básicas, como anatomia, química, bioquímica, psicologia aplicada, nutrição e princípios de avaliação estética. Entre as específicas estão cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Por fim, com as matérias profissionalizantes, o aluno começa a pôr a mão na massa, praticando estética facial, corporal e capilar, terapias alternativas e podologia. No último semestre do curso, há instituições que possibilitam ao aluno atuar, por meio da prática supervisionada, em clínicas-escolas, atendendo a comunidade. Algumas universidades exigem a realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso. 

Duração média Curso tecnólogo em Estética: dois anos. 

Outros nomes: beleza, Estética e imagem pessoal; cosméticos; cosmetologia e Estética corporal, facial e capilar; cosmetologia e Estética; Estética e cosmética; Estética e cosmetologia; Estética e imagem pessoal; Estética facial, corporal e capilar; Estética, beleza e imagem pessoal; Maquiagem profissional; podologia.

O que você pode fazer

Estética corporal


Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal e a amenizar sinais de celulite e gordura localizada, por exemplo.

Estética facial

Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.

Estética pré e pós-cirúrgica

Atuar em parceria com o médico para acompanhar o paciente depois de cirurgias plásticas ou reparadoras. Aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas ou procedimentos estéticos.

Maquiagem profissional

Fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. trabalha ainda com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, airbrush (maquiagem feita por aerógrafo) e consultoria de automaquiagem.

Massagem corporal


Realizar massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza do paciente.

Podologia


Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção. Terapia capilar tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.

Visagismo


Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário