quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Divulgue serviços de estética através das Midias Sociais


Programa Estética na TV

Dessa vez o tema foicomo divulgar os serviços de estética e se relacionar com os clientes através das mídias sociais. Acompanhe!

Por Marisa De Lucia

O programa Estética na TV, que é apresentado ao vivo toda sexta-feira pela internet, na Lt3 Studios, trouxe no último dia 23, Thais de Almeida, diretora da Álom Comunicação, empresa de comunicação dirigida aos negócios de importantes setores da economia como odontologia, fitness e estética, que mostrou como divulgar os serviços de estética e se relacionar com os clientes através das mídias sociais.

Após a apresentação de Thais, foi exibido um vídeo da palestra realizada por Cristiano dos Santos na Beauty Fair sobre Divulgação e Marketing para profissionais de estética. Nessa palestra, Cristiano mostra a necessidade dos profissionais se relacionarem no Facebook, Twitter e outras mídias sociais, não só em caráter pessoal, mas sim para captar novos clientes, e também de ter um Blog ou um site para conseguir através de artigos publicados, um ranking no Google que permite com que as pessoas os encontre.

Thais começou sua participação respondendo à clássica pergunta sobre a importância das mídias sociais na divulgação do trabalho do esteticista. Segundo ela, mais de 90% dos internautas está nas mídias sociais, e você deve ir onde o povo está. A primeira grande vantagem de fazer parte dessas mídias, segundo ela, é o relacionamento com as pessoas, mais proximidade com o seu cliente e também a captação de futuros clientes.

Hoje, segundo Thais, o Orkut ainda é uma das mídias que mais reúne pessoas, no entanto, o Facebook tem mais força. O Twitter e o Blog também são importantes no relacionamento com os clientes, assim como o Youtube, que permite a divulgação de vários vídeos.

Quanto o que é certo e errado na divulgação, Thais comentou que o principal ponto é planejar o que se vai colocar na rede. Se você entra com vontade de vender mais, está errado. O que realmente importa é o relacionamento com o cliente e o engajamento do mesmo. Devemos nos preocupar, disse ela, com o conteúdo que disponibilizamos daí a importância de procurar saber o que as pessoas mais gostam, para oferecer serviços de qualidade. “Este relacionamento, por consequência,traz um aumento nas vendas. Já somente divulgar promoções de produtos não é uma linha de mão dupla. Hoje as pessoas valorizam mais as empresas que se preocupam com elas do que as que querem simplesmente vender”.

Uma das perguntas feitas por internautas que assistiam ao programa, foi se há necessidade de contratar uma assessoria para cuidar de sua participação na rede social ou se dá para fazer este trabalho sozinho. Segundo Thais, para fazer um perfil e ter um trabalho nas mídias sociais que traga resultado é importante ter alguém que fique o tempo todo pesquisando, vendo o que vai postar na rede. “Até dá para você mesmo fazer isso, mas não pode deixar o perfil abandonado por muito tempo. Ao mostrar a constância de posts relevantes, você mostra que está ali mandando algo interessante para o seu cliente. É vantajoso manter uma frequência diária”, disse ela.

Outra pergunta foi sobre qual página é mais interessante, o perfil ou a fanpage. Thais explicou que a fanpage é para empresas e o perfil é mais para um relacionamento pessoal, mesmo porque é limitado a cinco mil amigos. O Facebook já chegou a deletar o perfil de algumas empresas alegando que a empresa tem que ter fanpage e, de fato, a fanpage possibilita se ter uma ideia do que os clientes estão achando dos artigos postados, pois traz uma série de relatórios e a quantidade de pessoas atingidas. “Hoje no perfil já se tem a possibilidade de optar por assinatura, mas a assinatura não possibilita o relacionamento. Muitas pessoas fazem vários perfis, mas isto está diminuindo, pois é necessário ficar gerenciando várias páginas, contudo, no perfil podem ser adicionadas várias pessoas por convite e na fanpage é preciso ficar parado esperando as pessoas curtirem. Mas adicionar muitas pessoas, pode implicar em ser bloqueado em até 30 dias para fazer novos convites.

Outro internauta perguntou como fazer para gerar curtidas na fanpage. Thais explicou que o que você coloca é o que vai atrair as pessoas para curtir a sua fanpage. Outras medidas para atrair novos fãs é divulgar no Blog, no site e no Twitter, procurar participar de grupos sobre o tema e divulgar a fanpage para os clientes. É interessante ter um perfil também para pedir por ali para as pessoas curtirem a sua fanpage. 

Mais uma pergunta de internauta. Dessa vez sobre se é interessante a empresa fazer uso do Twitter. Segundo Thais, o Twitter já não tem tanta força como o Facebook, pois não dá para escrever muito, mas ao mesmo tempo é uma forma de compartilhar informações agregadas de outros perfis. “É importante você seguir várias empresas de seu interesse e compartilhar para os seus seguidores”.

Cristiano perguntou para Thais se o Blog pode ser considerado uma mídia social. Ela respondeu que leu um livro, onde se explica que qualquer ferramenta que gere relacionamento pode ser considerada uma mídia social, portanto, o Blog e o Youtube também são mídias onde podemos disponibilizar conteúdos para os nossos clientes.

Hoje, segundo Thais, os sites estão sendo feitos em plataforma de Blog. É muito importante que uma clínica ou um profissional liberal tenha um Blog, onde possa colocar artigos de interesse e que expliquem sobre os procedimentos estéticos. Por exemplo, nem todos sabem o que é uma drenagem linfática. Não há necessidade de escrever tudo num texto só, pode ir colocando aos poucos uma passo a passo de como é feita, mostrar as indicações e contra indicações. Dessa forma, a pessoa vai se sentir mais segura sobre o que você faz e, assim, você vai conquistar mais clientes.

É interessante também agregar em seu Blog artigos de profissionais de outras afins, como por exemplo, nutricionistas, educadores físicos, cirurgiões plásticos entre outros. É importante também gerar conteúdo próprio e não copiados, pois há represálias. Pois dessa forma seu Blog terá mais visitações, uma vez que Google procura os assuntos dentro dos Blogs.  Caso você queira pegar um texto de outro site, é preciso dar o crédito. Mas se o conteúdo for inédito, é bem melhor. Colocar somente o que você pensa, pode não ser tão interessante a não ser que você faça muitas pesquisas. Já colocar artigos de outros profissionais de áreas afins faz com que a leitura fique mais atraente e dá para se aprofundar mais nos assuntos.

Outro internauta perguntou de quanto em quanto tempo deve-se atualizar a mídia social. Para Thais, colocar 50 posts no Twitter num dia só é demais, se torna cansativo, pois é muito mais interessante colocar menos posts, mas de assuntos relevantes. “Não existe um número certo de postagens, pois tem haver com o que o profissional faz, o que não pode acontecer é deixar passar muito tempo sem postar algo. Mas hoje já existem ferramentas para a gente deixar agendado os horários dos posts. Acho interessante estar presente todos os dias, pelo menos uma vez pela manhã, outra à tarde e uma à noite”.

Outro assunto abordado foi sobre usar o perfil profissional para colocar assuntos pessoais. Para Thais, é mais interessante separar os dois perfis; num deles deixar as pessoas mais próximas a você e no outro seus contatos profissionais. O maior erro, no entanto, é não saber se relacionar, se estressar com as pessoas.“É preciso aprender a lidar com comentários negativos, o que é chamado de gestão de crise.

Outra pergunta foi sobre colocar depoimentos de clientes. Para Thais é interessante postar algo que falaram sobre você e seu trabalho e também vídeos. Contudo, colocar muitos depoimentos de clientes parece que você quer mostrar que todos gostam de você.

Quem quiser se comunicar com a Thais de Almeida, pode enviar e-mail para: esteticaenegocios@alom.com.br

Cristiano, que é colunista da revista Estética e Negócios, revista digital na qual Thais fala sobre marketing e gestão de pessoas, estética e negócios de clínicas de estética e salões de beleza, comentou que acabou de escrever um artigo sobre como lidar com as faltas dos clientes aos atendimentos estéticos. O artigo estará na próxima edição da revista e quem se interessar pode fazer uma assinatura pelo site: www.esteticaenegocios.com.br


Serviço:


Apresentador: Cristiano dos Santos


Twitter: @cristianoloja


Facebook: facebook.com/cristianoloja


Blog: academiadaesteticista.blogspot.com.br






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