2º Seminário em Gestão de Negócios de Beleza
Evento simultâneo a 7ª Beauty Fair
Data: 11 de Setembro de 2011
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Evento simultâneo a 7ª Beauty Fair
Data: 11 de Setembro de 2011
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Expo Center Norte – São Paulo
Ter uma boa equipe garante em boa parte o sucesso de uma empresa, ter uma equipe motivada e alinhada com os objetivos da empresa é o sonho de todo gestor. Nesse seminário abordaremos os seguintes temas: integração de pessoas, metas individuais no coletivo e satisfação e comprometimento.
Daniela Venâncio
Empresária, administradora e professora de pós-graduação na Universidade do Vale do Itajaí. Tem vasta experiência em gestão empresarial, visão estratégica, liderança e desenvolvimento de equipes. Graduada em Administração pela Universidade do Sul de Santa de Catarina. Possui especialização em Gestão de Paradigmas e Pensamento Estratégico, e aprofundamentos em empreendedorismo, planejamento, comunicação e marketing pessoal. Certified personal and executive coach. Mestranda em Administração Estratégica. É gestora responsável pelo processo de transformação empresarial do Fuzz Cabeleireiros e Estética, promovendo em quatro anos um crescimento de 700% do seu negócio.
Tive a oportunidade de participar do 2º Seminário em Gestão de Negócios de Beleza Evento simultâneo a 7ª Beauty Fair, onde Daniela Venâncio ministrou a palestra, Gerindo equipes de salões de beleza
Nesta Palestra Daniela Venâncio conscientizou os participantes de que os colaboradores devem estar alinhados com os objetivos da empresa, sendo assim, sua clinica de estética deve definir a missão, visão e valores, para que as pessoas possam ter uma diretriz.
Missão
É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que define o significado a essa existência.
A missão da organização (ou empresa) liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser.
Visão
É o objetivo da organização. É aquilo que se espera ser em um determinado (provável curto) tempo e espaço.
A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos, 5 anos). Jamais confundir Missão e Visão: a Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam.
Valores
Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores, e colaboradores em geral.
Ela citou sobre a importância de inserir as pessoas no processo, para que elas possam dar opnioes, sentirem-se importantes e colaborativas, tornado-se mais produtivas. Para gerir uma equipe deve-se ouvir seu colaborador na essência, temdo uma comunicação aberta com os profissionais.
Outro ponto importante citado foi a definmição de metas. A palestrante citou a metodologias SMART
Criar METAS S.M.A.R.T. é uma forma ESPERTA de se criar metas, seguindo apenas 5 passos. Vale lembrar que esse método deve estar somado ao seu projeto de vida, fazendo também uma análise em sua Roda da Vida.
S Específicos – Um objetivo específico tem uma chance muito maior de ser realizado do que uma meta geral.
Para definir uma meta específica deve-se responder seis perguntas:
* Quem: Quem está envolvido?
* Qual: O que eu gostaria de realizar?
* Onde: Identificar uma localização.
* Quando: Estabelecer um calendário.
* Quais: Identificar necessidades e limitações.
* Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.
Exemplo: A meta geral seria, "Entre em forma." Mas um objetivo específico diria, "Entre em uma academia e pratique 3 dias por semana."
M Mensuráveis - Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta que você definiu. Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo. Alcançar a sua meta nas datas é experimentar a alegria da conquista que direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir sua meta.
Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:
* Quanto?
* Quantos?
* Como vou saber quando estará cumprida?
A Atingível - Quando identificar objetivos que sejam mais importantes para você, você começa a descobrir maneiras de torná-los realidade. Você desenvolve as atitudes, capacidades, habilidades e capacidade financeira para os alcançar. Começará a ver que anteriormente estava negligenciado oportunidades para se aproximar da concretização de suas metas.
Você pode atingir mais rápido qualquer objetivo que tenha estipulado, quando planeja seus passos com sabedoria e estabelece um calendário que permite a você executar essas etapas. Metas que pareciam longe e fora do alcance, eventualmente se aproximam e se tornam viáveis, não porque os seus objetivos encolheram, mas porque você cresceu e expandiu para corresponder-lhes. Quando lista suas metas, você constrói sua auto-imagem. Você se vê como merecedor de tais objetivos, e desenvolve as características e personalidades que permitem que você os realize.
R Realistas - Para ser realista, uma meta deve representar um objetivo para o qual ambos estão dispostos e aptos a trabalhar. Uma meta pode ser alta e realista. Você é o único que pode decidir quão alto deve ser o seu objetivo. Mas não se esqueça que cada meta representa um progresso substancial. Uma grande meta é freqüentemente mais fácil de alcançar do que uma baixa, porque uma meta baixa exerce força motivacional baixa, ao contrário da alta. Alguns dos trabalhos mais difíceis algumas vezes parecem realmente fáceis, simplesmente porque eram um trabalho de amor.
Seu objetivo é provavelmente realista, se você realmente acredita que ele possa ser realizado. Outras maneiras de saber se o seu objetivo é realista é de determinar se você tem algo de semelhante realizado no passado ou perguntar que condições deveriam existir, para realizá-lo.
T Tempo ou Tangível - A meta deve ser fundamentada dentro de um período de tempo. Sem qualquer tempo vinculado a ela não há nenhuma sensação de urgência. Se você quiser emagrecer 10 quilos, quando você quer estar nesse peso? "Um dia" não vai funcionar. Mas se você inseri-la dentro de um prazo, digamos, “primeiro de maio“, depois que você programar o seu inconsciente ele entra em movimento para começar a trabalhar sobre a meta.
A meta é tangível quando você pode experimentá-la com um dos sentidos, ou seja, sabor, tato, olfato, visão ou audição. Quando o objetivo é tangível, você tem uma chance melhor de fazer isso e, portanto, será específico, mensurável e atingível.
S Específicos – Um objetivo específico tem uma chance muito maior de ser realizado do que uma meta geral.
Para definir uma meta específica deve-se responder seis perguntas:
* Quem: Quem está envolvido?
* Qual: O que eu gostaria de realizar?
* Onde: Identificar uma localização.
* Quando: Estabelecer um calendário.
* Quais: Identificar necessidades e limitações.
* Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.
Exemplo: A meta geral seria, "Entre em forma." Mas um objetivo específico diria, "Entre em uma academia e pratique 3 dias por semana."
M Mensuráveis - Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta que você definiu. Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo. Alcançar a sua meta nas datas é experimentar a alegria da conquista que direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir sua meta.
Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:
* Quanto?
* Quantos?
* Como vou saber quando estará cumprida?
A Atingível - Quando identificar objetivos que sejam mais importantes para você, você começa a descobrir maneiras de torná-los realidade. Você desenvolve as atitudes, capacidades, habilidades e capacidade financeira para os alcançar. Começará a ver que anteriormente estava negligenciado oportunidades para se aproximar da concretização de suas metas.
Você pode atingir mais rápido qualquer objetivo que tenha estipulado, quando planeja seus passos com sabedoria e estabelece um calendário que permite a você executar essas etapas. Metas que pareciam longe e fora do alcance, eventualmente se aproximam e se tornam viáveis, não porque os seus objetivos encolheram, mas porque você cresceu e expandiu para corresponder-lhes. Quando lista suas metas, você constrói sua auto-imagem. Você se vê como merecedor de tais objetivos, e desenvolve as características e personalidades que permitem que você os realize.
R Realistas - Para ser realista, uma meta deve representar um objetivo para o qual ambos estão dispostos e aptos a trabalhar. Uma meta pode ser alta e realista. Você é o único que pode decidir quão alto deve ser o seu objetivo. Mas não se esqueça que cada meta representa um progresso substancial. Uma grande meta é freqüentemente mais fácil de alcançar do que uma baixa, porque uma meta baixa exerce força motivacional baixa, ao contrário da alta. Alguns dos trabalhos mais difíceis algumas vezes parecem realmente fáceis, simplesmente porque eram um trabalho de amor.
Seu objetivo é provavelmente realista, se você realmente acredita que ele possa ser realizado. Outras maneiras de saber se o seu objetivo é realista é de determinar se você tem algo de semelhante realizado no passado ou perguntar que condições deveriam existir, para realizá-lo.
T Tempo ou Tangível - A meta deve ser fundamentada dentro de um período de tempo. Sem qualquer tempo vinculado a ela não há nenhuma sensação de urgência. Se você quiser emagrecer 10 quilos, quando você quer estar nesse peso? "Um dia" não vai funcionar. Mas se você inseri-la dentro de um prazo, digamos, “primeiro de maio“, depois que você programar o seu inconsciente ele entra em movimento para começar a trabalhar sobre a meta.
A meta é tangível quando você pode experimentá-la com um dos sentidos, ou seja, sabor, tato, olfato, visão ou audição. Quando o objetivo é tangível, você tem uma chance melhor de fazer isso e, portanto, será específico, mensurável e atingível.
Finalizando, estimule o aprendizado continuo de seus colaboradores
Bem pessoal este é um resumo do que vi na palestra Gerindo equipes de salões de beleza, que ocorreu no 2º Seminário em Gestão de Negócios de Beleza. Espero que no ano que vem na terceira edição você esteja lá participando e aprendendo com os ensinamentos dos palestrantes. Eu com certeza estarei lá.
Cristiano dos Santos é Fundador da Loja Estética, Web Designer, Coach com Formação internacional pelo IBC, Estudante de Administração de Empresas e Palestrante apaixonado pelo tema empreendedorismo.
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