sexta-feira, 15 de julho de 2011

Clínicas de Estética e Sites de Compras Coletivas


Vejo com muita preocupação a proliferação das promoções feitas em sites de compras coletivas. Preocupa-me primeiramente porque os descontos são muito altos (cerca de 80% de desconto), ou seja, 10 Sessões de drenagem linfática que normalmente seria cobrado R$ 600,00, sai por R$ 120,00 em média, chegando a descontos ainda maiores dependendo do serviço. Já vi clínicas com 91 % de desconto em seus serviços.
Os sites de descontos costumam cobrar uma taxa de 30% a 50% do valor do pacote, neste exemplo que foi dado, considerando a taxa mais baixa praticada (30%), destes R$ 120,00 cobrados, sobrariam R$ 84,00 para a clínica de estética, ou R$ 8,40 por sessão.

Preocupa-me também, por que há uma ilusão de que se o cliente gostar dos serviços, ele fechará um pacote pelo preço normal. Será¿ você pagaria 600,00 por um serviço que custou R$ 120,00¿ Será que não está sendo criada uma geração de caçadores de cupons de desconto¿
Outra preocupação que tenho é com os profissionais de estética. Isso irá diminuir os ganhos dos profissionais, pois não há milagres, haverá corte de custos para poder atender a preços tão irrisórios. Haverá aumento da rotatividade de pessoal, pois ninguém ficará satisfeito em ver os seus ganhos diminuírem e buscarão novas alternativas no mercado de estética.
Tenho feito testes em várias clínicas de estética através de sites de descontos e tenho me deparado com baixa qualidade no atendimento e nos serviços, onde já esperei 30 minutos pelo atendimento, já fui atendido com creme hidratante daqueles que são comprados por R$ 4,00 no supermercado, já recebi drenagem de 30 minutos, entre outras coisas que não fideliza o cliente.

Somente em uma clínica, recebi um atendimento de primeira, que superou  minhas expectativas. Desde o agendamento por telefone, até a recepção na clínica e a qualidade e resultado do tratamento.

O proprietário deve analisar se o estabelecimento está preparado para atender toda a demanda vinda dessas promoções, sem que haja decréscimo da qualidade.
Este sistema funciona muito bem em hotéis e pousadas, pois preenchem os espaços ociosos, quartos que ocupados ou não terão as mesmas despesas, e é melhor ganhar pouco do que não ganhar nada neste caso. No caso das Clínicas de estética, há limitações de espaço e pessoal, e não há como se  adaptar tão rapidamente a um aumento repentino de consumo. No caso de um Hotel já há uma estrutura preparada para isso com um custo fixo altíssimo.

Se o administrador da clínica fizer as contas corretamente, considerando os custos fixos e variáveis do seu negocio, verá que não há como ter lucro em uma ação como essa, e desta forma estará comprando cliente, tentando fidelizar o cliente errado e “desfidelizando” o cliente fiel que sempre pagou um preço justo pelos serviços prestados, e que ao saber que paga um valor muito superior à moça que está deitada na maca ao lado, não ficará nada satisfeita.

E você ficaria satisfeita¿¿

A minha concepção é de que se trata de uma febre passageira, em breve os sites deverão baixar suas taxas gradativamente, mas infelizmente acredito que muitas clínicas de estética irão ter sérios problemas, principalmente aquelas que são pouco estruturadas e na qual o proprietário não sabe fazer contas para mensurar a viabilidade da promoção.

Bem esta é a minha opnião, e a sua? 


Cristiano dos Santos
Visite a loja estética: 
Veja nossos vídeos no youtube e no site http://www.tvlojaestetica.com.br/
Blog: academiadaesteticista.blogspot.com

Tags: Maca de madeira, maca portatil, maca para estetica, maca para esteticista, maca portatil, macas portateis, maca maleta para estética, maca para esteticista, aparelhos de esteticista, manta térmica, curriculo de esteticista, curriculo estetica, emprego esteticista, emprego para esteticista, gesso redutor de medidas, gesso lipolitico para esteticista, gesso estetico, gestão de clinicas de estética, plano de negocios para clinicas de estética, aparelho esteticistas, cosméticos maqel, cosméticos la vertan, loja de estéticistas, loja de estética, maca de massagem madeira, maca para depilação, maca de madeira legno, cadeira de quick massagem, cadeira de quick massage, cadeira de quick, cadeira de quick mex, cadeira quick legno, quick massage

5 comentários:

  1. Eu concordo plenamente.Estou estudo o penúltimo período do curso de Estética no Centro Universitario do MAranhao e tb me preocupo no que isso vai dar.
    Eu comprei uma promoção dizendo q era uma limpeza maravilhosa de cabelo,com hidratação e escova modeladora, só q ao passado os minutos, percebi q o shampoo era o mesmo p todos, q os minutos da hidratação nem sequer foram cronometrados, a minha "hidratação" foi muito rápida,sendo q a minha amiga teve uma hidratação mais demorada participando da mesma compra q eu,pq foi eu quem dei p ela de presente, e n percebi diferença de nada nos meus cabelos!COncluindo, é bem verdade mesmo q p a area da estética isso n caia bem mesmo nao.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. acabei de me formar em estetica pelo senac e qdo sai a procura de emprego em clinicas me deparei com isso... essas promoçoes absurdas,e posso afirmar que o cliente sai perdendo pois trabalhei em determinado local e quando atendiamos esses clientes o atendimento era sempre em menor tempo.com produtos sem qualidade. espero que algo seja feito pois nois profissionais estamos sendo prejudicados e os clientes iludidos!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Trabalho em uma clínica que faz este tipo de promoção e o que acontece é que o ganho da esteticista diminui muito. Mas como isso virou uma febre, afeta todos os profissionais, pois se você cobra 600 e tem promoção de 120, é claro que vão escolher o mais barato.Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. tambem concordo plenamente, o atendimento é corrido e tem-se que esperar de 30 a 40 mints para ser atendida, as profissionais estão sempre cansadas par dar conta da demanda,e a saúde, amanhA tera uma aposentadoria precoce por lesões será que compensa? ei acho que nãp.!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo Plenamente, a qualidade de serviço é pessima, sendo feito por estágiarios ou atendentes, telefonistas e recepcionistas, fico chocada com o atendimento, pessoas sem a menor educaçao que veem o cliente como um numero a mais e não um cliente que merece atençao unificada. Sou formada em Estetica pela faculdade de Beleza da Florida e a formaçao que eu recebi não tem a menor comparaçao em relaçao ao tratamento recebido na maioria dessas"clinicas Esteticas" espalhadas pelo Brasil. ótimo Blog, parabéns!

    ResponderExcluir