quarta-feira, 25 de julho de 2012

Marketing Digital Para Esteticistas e Clinicas de Estética.


Marketing Digital Para Esteticistas e Clinicas de Estética

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Nos últimos anos houve uma revolução no mundo dos negócios, trata-se da revolução digital que mudou a forma de se fazer negócios e trouxe a profissionais liberais e pequenas empresas a possibilidade de utilizar as mesmas ferramentas de marketing das grandes empresas.
O profissional que deseja um crescimento em sua área de atuação, fidelizar seus clientes, conquistar novos clientes, se firmar como sendo uma autoridade no assunto no qual domina, divulgar novos produtos ou serviços poderá utilizar ferramentas digitais como Blogs, as tão famosas mídias digitais( Facebook, Twitter, Youtube etc), sites pessoais e corporativos, Links Patrocinados do Google adwords, SEO (Search Engine Optimization), ou seja Otimização de Site) entre outras.
Apresento aqui a vocês amigas esteticistas e proprietárias de clinicas de estética algumas formas de se integrar a sua empresa ao marketing digital.

Blog

É um tipo especial de página web que é fácil de atualizar. Há várias plataformas gratuitas que você pode utilizar para criar o seu blog e expressar suas idéias e opiniões sobre assuntos ligados aos interesses de seu publico alvo. Você pode utilizar a plataforma do Blogger, do wordpress entre outras opções. Se quiser pode até contratar os serviços de uma empresa especializada para que ela faça um blog sob medida para você.
No seu blog você poderá compartilhar links, vídeos, fotos e muito mais em suas publicações tornando-as mais atraentes para os leitores, que podem até fazer comentários sobre suas postagens.

Como Obter Sucesso com o Seu Blog

  • ·         Faça comentários relativos a manchetes de noticias relativas a seu ramo de atuação.
  • ·         Compartilhe estudos de casos ou conselhos.
  • ·         Mantenha seu blog sempre atualizado.
  • ·         Escolha títulos que chamem a atenção do seu publico alvo.
  • ·         Faça permuta de divulgação com blogs e sites populares que tenha o mesmo publico alvo que o seu.
  • ·         Capriche nas palavras chaves (Meta Tags) para que os sites de busca encontrem mais facilmente a sua publicação.




Mídias Sociais

As maiorias das pessoas já estão conectadas a redes sociais, porém poucas aproveitam essa oportunidade para conquistar novos clientes e alavancar seus negócios. Nas redes sociais você não deve ser agressivo e oferecer diretamente seu produto ou serviço para os amigos, e sim oferecer informações, dicas, artigos, para que sua página se torne atrativa e assim poder divulgar a seus prospects, o que você vende ou o serviço que você fornece.

Principais Mídias Sociais

Facebook

O Facebook é uma rede social. É um site onde cada pessoa pode ter o seu perfil, ou seja, os seus dados pessoais, as suas fotos, videos, links, notas etc.  



Os membros desta rede social, como aliás de todas as outras, interagem entre si, visitando os perfis, fazendo amigos, estabelecendo contactos, deixando comentários, enviando mensagens entre si, numa palavra, comunicam. 


Twitter

 É uma rede social, um microblog, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

Youtube

O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.


Sites Corporativos

Um site na internet não é mais luxo e sim uma necessidade. È Uma ferramenta para divulgar seus produtos e serviços, sendo que profissionais liberais e empresas que não tenham um site profissional, são vistas como antiquadas e arcaicas, e perdem em credibilidade com o seu mercado.
Mas não basta ter um site bem feito e esperar que os clientes caiam do céu. O site é a apenas uma primeira etapa, para consolidar seus negócios no mundo virtual.

Existem várias empresas que fazem sites profissionais e oferecem serviços personalizados a seus clientes conforme suas necessidades, e o preço pode variar muito, devendo ser feita uma pesquisa no mercado até encontrar um valor que esteja dentro de seu orçamento.
Porém não basta ter um site na internet se os seus clientes não tiver acesso e ele, então ai é que entram duas ferramentas poderosíssimas do marketing digital:

Links Patrocinados do Google adwords, e oSEO (Search Engine Optimization)

Links Patrocinados do Google adwords

O Link Patrocinado é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet. Eles normalmente são de tamanho pequeno, postados em sites de busca, como o Google, com seu sistema de publicidade Adwords, ou em sua rede de parceiros Adsense.
Atualmente, os Links Patrocinados são a forma mais ágil de se anunciar e gerar visitantes no comércio eletrônico. O seu principal benefício para empresas é que oslinks permitem que sua companhia ocupe lugar de destaque nos sites de busca e redes de conteúdo.

A dissipação do serviço de Links Patrocinados nos principais buscadores da internetreflete no contato direto dos consumidores que estão interessados em determinado produto ou serviço. Outra vantagem deste tipo de serviço está ligada a maneira rápida, prática e abrangente de prospectar o público. Hoje, já é possível acompanhar os resultados em tempo real.

Existem quatro etapas para uma empresa começar a investir em Links Patrocinados. A primeira delas é se inscrever em um fornecedor de links patrocinados e disponibilizar as informações cadastrais. A segunda parte é escolher as palavras-chave adequadas ao empreendimento e que auxiliarão no posicionamento nos sites de busca. O próximo passo é escrever os anúncios, de no máximo de 250 caracteres. Eles serão um importante passo de contato com o leitor. E para finalizar, basta monitorar a desenvoltura e resultados da campanha. Este é o passo mais importante, pois, determina quais palavras-chave são o melhor custo-benefício de investimento para a empresa.

Vale lembrar que uma boa performance na campanha de Links Patrocinados exige grande conhecimento das ferramentas de monitoramento e experiência na escolha da estratégia correta. Por isso, existem hoje no mercado agências especializadas nesse tipo de campanha, que ajudam as marcas e empresas a aproveitarem todas as vantagens deste recurso. 




SEO
O SEO (Search Engine Optimization, que em português pode ser compreendido como Otimização de Site) consiste na otimização de uma página, ou até mesmo de um site inteiro, para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. O principal intuito é fazer com que o seu site seja achado quando os consumidores fazem buscas na internet.
A otimização de sites aumenta a visitação e a visibilidade das empresas nos buscadores, com o objetivo de alavancar os resultados de vendas na web. Por meio de uma reestruturação, o site fica melhor posicionado nos principais buscadores dainternet. Ou seja, a empresa não paga aos buscadores para estar bem posicionado, ela se adapta aos diversos critérios exigidos, o que diferencia esse trabalho dos links patrocinados (onde as empresas pagam para estarem no topo da página dos buscadores).
A ferramenta de otimização nasceu com a nova geração de sites de busca, já que antes a organização dos links em páginas de resultado era alfabética, como nos diretórios da web.
O melhor recurso para o bom funcionamento do SEO é o bom trabalho das palavras-chave em que o site ou empresa visa indexar na internet. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes. Além disso, a otimização de busca é responsável pela navegabilidade, usabilidade e indexação do conteúdo.


Espero ter contribuído com vocês minhas amigas esteticistas, profissionais que atuam no ramo de estética ou proprietárias de clinicas estética de todo o Brasil.
Espero que utilizem da melhor forma possível as mídias digitais e que as mesmas tragam excelente retorno.
Em Setembro Ministrarei na Beauty Fair no Seminário de Gesão e Negocios a Palestra:  Divulgação que Dá Certo: A necessidade da divulgação e a velocidade das ações de marketing para estreitar vínculos e atrair novos clientes.


Cristiano dos Santos
Fundador da Loja Estética, Web Designer, Coach com Formação internacional pelo IBC, Estudante de Administração de Empresas e Palestrante apaixonado pelo tema empreendedorismo. 

2 comentários:

  1. O marketing digital é fundamental para as clinicas e esteticista; e vou mais além para sobrevivência de nós esteticista,portanto entender está ferramental é a luz para nosso futuro...

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  2. O marketing digital é fundamental para as clinicas e esteticista; e vou mais além para sobrevivência de nós esteticista,portanto entender está ferramental é a luz para nosso futuro...

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