Tenho lido muitas biografias de grandes empreendedores brasileiros que fizeram fortunas com seus negócios. Eike Batista, Robinson Shiba (China in Box), Alexandre Tadeu da Costa (Cacau show), Abraham Kasinsky (Cofap e Motos Kasinski), Washington Olivetto (W/Brasil) entre outros nomes.
Quando lemos sobre empreendedorismo, muitas características são destacadas:
Quando lemos sobre empreendedorismo, muitas características são destacadas:
§ Autoconfiança.
§ Saber calcular e minimizar os riscos.
§ Paixão pelo que faz.
§ Poder de persuasão.
§ Liderança.
§ Visão.
§ Etc
Mas em minha leitura pude constatar uma característica pouco comentada nos textos sobre empreendedorismo. Trata-se do que chamamos de Olho no olho, fio do bigode, confiança, credibilidade.
Confiança é uma coisa que conquistamos aos poucos, e que todos nos sabemos que se na vida não transmitimos confiança ao outro, dificilmente conseguiremos obter êxito em qualquer área de nossa vida, seja em nossa vida pessoal, seja em nossa vida profissional.
Nos negócios, tal credibilidade deve ser conquistada não só com nossos clientes, mas também com nossos fornecedores, colaboradores, sócios, com o banco que mantemos relacionamento, com a sociedade em geral etc.
Por melhor que a pessoa seja em negócios, em marketing, em finanças etc, se ela não agir de forma honesta com todos os interessados em seu negocio, não conseguirá se manter no mercado por muito tempo. Conheço pessoas que são inteligentíssimas e conseguem criar negócios maravilhosos da noite para o dia, mas por não conquistar credibilidade juntos aos parceiros do seu negocio, acabam tendo pouco ou nenhum êxito com sua empresa que tinha tudo para prosperar.
Em 6 anos como empreendedor, a confiança que obtivemos foi conquistada com ações simples, mas que tem muita importância. Conquistamos a confiança dos clientes cumprindo sempre aquilo que prometemos, entregando no prazo as mercadorias, deixando os clientes informados em caso de algum tipo de problema, dos fornecedores pagando sempre em dia as duplicatas, dos funcionários pagando um salário justo, sempre em dia e quando possível até adiantado.
Nada além do que é a obrigação de um empreendedor.
Nada além do que é a obrigação de um empreendedor.
No inicio foi difícil conquistar tal confiança. Lembro de clientes que me perguntavam ao telefone: Vai entregar¿ essa empresa existe mesmo¿ tem CNPJ¿ entre outras.
Uma ação que ajudou a virar o jogo neste sentido foi um vídeo que gravamos com uma grande personalidade da Televisão Brasileira. Trata-se de Ciro Bottini (http://WWW.cirobottini.com.br), o maior vendedor da televisão Brasil. Foi uma ação ousada que gerou grande credibilidade para a loja estética (WWW.lojaestetica.com.br). Já ouvi clientes dizendo: Só comprei por causa do Ciro Bottini, se ele faz propaganda a empresa deve ser boa.
Uma ação que ajudou a virar o jogo neste sentido foi um vídeo que gravamos com uma grande personalidade da Televisão Brasileira. Trata-se de Ciro Bottini (http://WWW.cirobottini.com.br), o maior vendedor da televisão Brasil. Foi uma ação ousada que gerou grande credibilidade para a loja estética (WWW.lojaestetica.com.br). Já ouvi clientes dizendo: Só comprei por causa do Ciro Bottini, se ele faz propaganda a empresa deve ser boa.
Veja o Video:
É isso, para ser um empreendedor de sucesso você precisa de muitos fatores, e você pode ter todos eles, mas se você não conquistar credibilidade, nada feito.
§ Tags: empreendedorismo, credibilidade, honestidade, loja estética, Cristiano dos santos, autoconfiança, minimizar os riscos, Paixão, poder de persuasão, Liderança, Visão, Olho no olho, fio do bigode, confiança, Eike Batista, Robinson Shiba (China in Box), Alexandre Tadeu da Costa (Cacau show), Abraham Kasinsky (Cofap e Motos Kasinski), Washington Olivetto (W/Brasil), clinicas de estética, esteticista, fisioterapeuta, Ciro bottini.
Cristiano Dos Santos é fundador da loja estética, Colunista da Revista Estética e Negócios e mulher moderna
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