sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Por que sou contra o a compra coletiva na Estética


Por que sou contra as compras coletivas na Estética

Gostaria de salientar que não sou contra as compras coletivas em si, acho até um sistema interessante, mas como a mesma faca pode ser usada para passar manteiga no pão,  pode ser usada para matar alguém.
Da forma como as compras coletivas vem sendo utilizada na estética é que incomoda a mim e muitos outros profissionais deste setor. Conheço muitos profissionais e 99% sem dizem contra o sistema de compras coletivas. Esse sistema nivelou muito por baixo a qualidade dos serviços prestados e os ganhos dos profissionais.
Já vi muitas clínicas fecharem as portas, já vi muitos profissionais da estética mudando de profissão por que não aguenta.
Fazer Promoção é legal, claro que é, mas qual produto ou serviço pode ser dar o luxo de dar um desconto de 90%. Se as compras coletivas fossem para angariar várias pessoas, para se ganhar na quantidade tudo bem, descontos de 20% ou até 30% seria um numero interessante.

Exemplificando

Uma clinica que atende 100 pessoas num custo médio de R$  50,00, fatura R$ 5.000,00 por mês. Se faz uma promoção e baixa 30% de seu valor para atrair novos clientes, ou seja passa a cobrar R$ 35,00 precisará de 143 pessoas, ao invés de 100 para faturar o mesmo R$ 5000,00, certo¿
Ou seja ela baixou 30% do valor e para ter o mesmo ganho precisará aumentar em 43% o seu numero de clientes para empatar. Na minha concepção, fazer um promoção para empatar não adianta, preciso fazer para ganhar mais, já que terei mais trabalho,  sendo assim vamos supor que conseguimos 150 clientes com a promoção, e faturei R$ 5250,00. Uauuu, ganhei R$ 250,00 reais a mais tive um trabalho aumentado em 50%. Com 100 clientes eu Faturei R$ 5000,00 e com os novos 50 eu faturei só R$ 250,00.

Agora vejamos nos sites de compras coletivas, que descontos chegam a 90%, mas que para nosso exemplo vamos colocar 70% de desconto, ou seja de R$ 50,00 por R$ 15,00.
Para faturar os mesmos R$ 5000,00, temos que vender 333 tratamentos no mês.
Mas até aqui estamos falando de faturamento, e só faturamento não quer dizer nada, pois existem empresas que faturam bilhões e vivem em dividas.
Vamos falar de lucro, consideremos que usamos um bom creme, descartáveis e etc, tudo como deve ser e temos um gasto fixo de R$ 10,00 em cada sessão. No primeiro exemplo, aquele de R$ 50,00, me sobraria R$ 40,00 (50,00 -10,00) e eu teria um Lucro de R$ 4000,00 para pagar as despesas e tirar o pró-labore.

No caso das compras coletivas eu iria faturar R$ 5000,00 atendendo 333 pessoas .  Teria um custo de R$ 3330,00 e me sobraria 1670,00.
Mas não podemos esquecer da comissão do site, que varia de 30% a 50%. Vamos pegar o valor menor , ou seja, 30%. Se eu vendi R$ 5000,00 a comissão de 30% é R$ R$ 1500,00.
Então na verdade me sobrou R$ 1670,00, eu paguei R$ 1500,00 para o site:
Lucro de R$ 170,00 ( bom né¿)
Para aumentar um pouco o lucro, o que muitos fazem¿ Reduzem o seu custo comprando cremes baratos, lavando descartáveis ,  pagando um salário menor para seus profissionais etc.
Ai você me diz, as compras coletivas é uma estratégia de marketing para atrair clientes.
Ai eu te pergunto, se é uma estratégia de marketing, por que tem clinicas que só vendem em site de compra coletiva¿

 Por que sou contra as Compras Coletivas na Estética

Imagina uma e profissional que cobra um preço médio de R$ 50,00 uma sessão¿ Ela é excelente profissional e faz de tudo por suas clientes, uma sala aconchegante com chá, café, com televisão, faz tudo certinho, usa descartáveis, assepsia 100%, premia suas clientes que indicam suas amigas, faz sorteios, paga um bom salário para sua assistente, para sua recepcionista etc. Suas clientes adoram seu tratamento e não trocam a profissional por outra de nenhuma maneira.
Mas de repente chega a compra coletiva e faz uma promoção: Drenagem por  R$ 9,99. A cliente fica tentada e já pensa que a profissional é careira, que está ganhando muito e ficando rica a custa delas, essas coisas que todos nós conhecemos. Derrepente para de fazer tratamento com a profissional e busca a promoção no site de compras coletivas.
Você pode ate me dizer, mas profissional que é boa não perde, consegue fidelizar sua cliente. Mas o ser humano é assim, viu algo mais barato, que parece ser a mesma coisa, mas não é, cada mão é única, fica tentado em economizar. E eu pergunto a você: E as novas esteticistas recém formadas que não fidelizaram ainda suas clientes terão essa oportunidade¿ Vão  terse sujeitar a trabalhar mais de 12 horas por dia para ganhar menos de R$ 1000,00¿

 

Sou contra Por Que a Qualidade dos serviços Cai demais

Não dá para manter a qualidade

Será possível oferecer um tratamento de Qualidade cobrando R$ 10,00 ou R$ 15,00 por uma sessão¿ É claro que não, e todos nós sabemos disso, não precisa ser um mestre nas finanças para saber isso. Dá para ter resultado cobrando só R$ 10,00¿¿¿

Ai que entra os abusos

·         Usam-se cosméticos de baixa qualidade.

·         Para de usar descartáveis, já vi gente lavar e reaproveitar lençol descartável.

·          Já vi casos de Colocar a faxineira para fazer Drenagem

·         Vendem tratamento de Redução de Medidas e usam Creme Neutro.

·         Vendem tratamento de redução de medidas e usam gel neutro.

·         Colocam creme de qualidade inferior em potes de marcas famosas.

·         Vendem tratamentos iguais como se fossem coisas diferentes, como 10 Sessões de Gomagem + 10 Sessões de Esfoliação, só para encher linguiça e impressionar.

Sou contra Por que desestimula a Qualificação Profissional

Imagina você investir em uma boa faculdade, no mínimo R$ 20.000,00 em 3 anos chutando baixo, e quando você vai para o mercado de trabalho, só consegue ganhar R$ 800,00, R$ 900,00, trabalhando igual doida.
Você recebe um convite para um bom congresso e logo pensa, eu investir¿ as clientes só querem preço, já está bom assim.
Quem ganha quase um salário mínimo nem sobra para investir em conhecimento, concorda comigo¿


Como as profissionais tem pouca verba sobrando, desestimula a criação de cursos, congressos, por que os organizadores pensam,  elas não comparecem. Falta de vontade¿ Não.
Todos nós sabemos que há dificuldade em fechar um congresso, sendo que conheço setores da nossa economia que se abre um congresso, em poucos dias as vagas são esgotadas, cobrando valores altos até.

Por que desestimula o investimento

Vejam a quantidade de lançamentos e novidade que havia antes e vejam hoje. As empresas são desestimuladas a fazerem produtos de qualidade e precisam focar naquilo que é mais barato. Perde-se qualidade.
Os próprios profissionais são desestimulados nas suas compras, por que sabem que o investimento demorará muito para ser retornado.

O que precisamos é de qualidade e preço justo, essa é minha opinião, por que temos um mercado rico, que cresce muito, mas que as profissionais estão insatisfeitas com seus ganhos.

 

Finalizando
 
Essa é minha opinião, e como vivemos em um país democrático com liberdade de expressão, espero que seja respeitada. Sei que há muitas outras questões a serem debatidas neste mercado, mas no meu ponto de vista esse é o grande problema do mercado hoje. Muitos falam em invasão de outras profissionais na estética, mas pouco falam no problema causado pelas compras coletivas na estética. Eu defendo a maioria e a maioria é contra e fica indignada com essa pratica, não sou político, não sou sindicalista, mas me sinto de defender o mercado onde atuo.

4 comentários:

  1. Fantástico seu posicionamento e esclarecimento, obrigada por estar ao nosso lado (esteticistas) muitos clientes não se dão conta de que sendo contra a compra coletiva na estética também estamos defendendo nossas amadas clientes.
    Queremos sempre o melhor para nós e para os outros.
    gde abç!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeita definição. Como se pode cobrar valorização da profissão se ela não partir de nós mesmos. E esse é um dos pontos mais importantes, no valor Profissional. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Otima colocação , sou professora nesta área e sempre falei com meus alunos , inacreditavel o que vem acontecendo , a nossa associação assocemsp comenta isto aos nosso associados pois faço parte como fiscal, exelente , este seu trabalho que não conhecia parabéns

    ResponderExcluir
  4. Sei bem o que é isso.Trabalhei em uma clínica que ofereceu 4 serviços por R$100,00 com a intenção de aumentar a clientela mas só teve prejuízo.Primeiro caiu a qualidade dos produtos,algumas esteticistas por já não aguentar mais tanta massagem não fazia serviço de qualidade.E estes clientes não depois que terminavam seus 4 atendimentos não voltavam mais.Eu ainda consegui que alguns fizessem tratamentos mais a inveja das outras acabou me deixando com problemas emocionais, então pedi demissão, a melhor coisa que fiz.Depois fiquei sabendo que 4 meses depois a clínica fechou.

    ResponderExcluir