quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Esteticista, use o marketing direto a seu favor e encante seus clientes.


Marketing de Relacionamento, Marketing de Diálogo, Marketing de Resposta Direta, Database Marketing etc.

Quando o termo Marketing Direto surge, a maior parte das pessoas, pensa imediatamente no veículo mala direta. Outros pensam no marketing direto como um método de vendas pelo correio. Outros o confundem com canal de distribuição, como o de vendas pelo correio.

Como afirma Drayton Bird em seu livro Bom senso em marketing direto, podemos dizer que existe o velho marketing direto que representava apenas o conceito de vendas diretas, seja ela por correspondência, por telefone ou através da televisão, e o novo marketing direto, que significa informação sobre pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, que são armazenadas em bancos de dados, e informação para pessoas, que são as comunicações com alto teor de persuasão customizada e maior teor informativo.

Mas afinal, o que é Marketing Direto?

Marketing direto é um nome que, embora não reflita mais o seu significado inicial, "ficou cristalizado para caracterizar um marketing de relacionamento em oposição ao marketing de produto: para definir um tipo de comunicação-diálogo em oposição à propaganda-monólogo", como define Drayton Bird em seu livro Bom senso em marketing direto.

A sua base é a informação, que devido aos avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, pode ser facilmente capturada e administrada. Hoje é possível formar grandes bancos de dados com informações relevantes sobre as pessoas, agrupando-as por dados de similaridade, e assim ter verdadeiro conhecimento individualizado dos consumidores, usuários e clientes potenciais, para aí então, agir sobre eles. Essa possibilidade gerada pela informática trouxe de volta o contato direto, só que agora, independente da presença física, o contato direto um-a-um, com muitos e instantaneamente. 

Além dessa base, a comunicação é outro ponto extremamente importante do marketing direto. Como afirma Drayton Bird, "se a empresa não usa marketing direto a sua propaganda é um monólogo repetitivo, ainda que tenha criatividade e dê leões em Cannes. Mas, se a empresa usa um processo de marketing direto, então a sua comunicação é um diálogo, ou seja, ela fala às pessoas e ouve essas mesmas pessoas, continuamente. "

Portanto, as comunicações de marketing direto cumprem duas grandes funções: conquista de nomes de pessoas e manutenção e ativação de relacionamento contínuo com pessoas já conquistadas (clientes).

A conquista de nomes de pessoas é feita com propaganda e outros meios de captação: anúncios com cupons-resposta, anúncios com a oferta de catálogos, certificados de garantia retornados, captação de nomes em feiras, eventos, lojas de varejo, site na internet, concursos e promoções, mala-direta com ferramentas de resposta etc.

A manutenção e ativação do relacionamento com pessoas conquistadas é feita através da comunicação dirigida (para todo o Database ou para agrupamentos ou segmentos dele). Aqui as ferramentas geralmente utilizadas são os newsletters, as malas diretas, os catálogos, o telemarketing ativo, as cartas seqüenciais, os eventos reservados etc.


Objetivos de Marketing Direto:

Seu propósito é isolar os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado com eles para benefício deles e melhores lucros seus, permitindo, desta forma, que você conheça melhor o seu cliente, sabendo precisamente aquilo de que ele necessita, ficando assim, muito mais fácil efetuar-lhe uma venda ou oferecer-lhe um serviço.

Quando se isola alguém como um indivíduo, isto significa descobrir o que o torna diferente dos demais, conhecendo quais são as suas necessidades, preferências, interesses e personalidade exclusivas.

Ao falar com os seus clientes como indivíduos, utilizando o conhecimento adquirido com base no relacionamento existente, torna-se possível fazer apelos mais convincentes. Todo este conhecimento adquirido sobre os clientes, deve ser armazenado em um banco de dados de computador.

O retorno da campanhas de Marketing Direto é perfeitamente mensurável e previsível. Uma mala direta ao ser postada, pode ter o seu retorno "capturado" por um operador de Telemarketing ativo ou receptivo, ou através de alguma ferramenta de resposta direta, como um cupom promocional por exemplo. Com isso diversas informações do Cliente ou Prospect serão armazenadas no banco de dados, inclusive a sua pré-disposição à compra;


Somente o Marketing Direto pode atingir perfeitamente, o nicho desejado, segundo critérios de segmentação geográficos, demográficos, psicográficos e até mesmo de comportamentos de compra passados;

O Marketing Direto não é apenas uma oferta, uma lista, uma peça promocional e uma resposta direta mensurável.

Marketing Direto é o Marketing de Relacionamento continuado entre uma empresa e uma pessoa (Business-to-Consumer ou Business-to-Business) que possibilita a mútua satisfação de interesses com a efetivação de trocas e a sua repetição contínua.

Porém nem todas as empresas estão aptas culturalmente para adotar o Marketing direto. Por isso, ele está sendo um grande diferencial competitivo, um método de melhor servir e melhor manter clientes ativos, que está sendo adotado somente pelas empresas com maior visão.

Fonte: http://www.mktdireto.com.br/mktdire.html

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Esteticista, Marketing não é Propaganga.


A maioria das pessoas entende que marketing é propaganda. Errado. Marketing é comunicação que pensa no cliente. Então marketing é propaganda! Não, propaganda é um meio para informar sobre um bem ou serviço, marketing é muito mais do que isso:
Marketing tenta descobrir o que o cliente precisa e o que ele deseja, mostra às pessoas que utilidade os produtos ou serviços têm para elas. Marketing procura novos mercados para os produtos ou serviços da empresa, desenvolve produtos ou serviços que faltam no mercado.
Marketing analisa os produtos e serviços dos concorrentes e reflete sobre seus próprios para superar a concorrência e diferenciar os seus produtos do resto do mercado.
A propaganda faz parte do marketing, mas não é a parte mais importante, nem a primeira coisa em que se deve pensar. O marketing eficiente pensa no cliente, analisa as necessidades do seu público alvo e oferece soluções. No caso da Estética, todas as pessoas que possam ter vontade de adquirir, melhorar ou manter uma boa aparência pertencem ao público alvo. Como praticamente todo mundo deseja se apresentar da melhor forma, as clínicas de estética deviam estar superlotadas.

Porque não é bem assim? Algum esteticista já tentou descobrir o que os clientes querem? O esteticista oferece “limpeza de pele”. Será que as pessoas querem realmente limpeza de pele? Justamente limpeza de pele, que faz as pessoas sentir dor, é demorada e um mês depois já tem fazer de novo! Os clientes querem ficar lindos, maravilhosos, jovens, desejáveis. Então nada mais lógico que o esteticista tem de mostrar que é ele quem pode tornar estes desejos realidade.
Procurar novos mercados? O esteticista tem mercado, e até novos mercados? Tem, mas precisa fazer marketing, o que no caso quer dizer usar a cabeça. Como procurar os novos mercados? Fazer uma lista dos diversos grupos da população que não vêm à sua Estética.

Porque eles não vêm? Não querem ter boa aparência? Eles não têm tempo mesmo ou o tempo deles não coincide com o horário da Estética? Eles têm tempo, mas preferem gastar seu tempo e seu dinheiro no Shopping comprando sacolas cheias de cosméticos inadequados? O que oferece o Shopping? Luxo, diversão, ilusão e muitas promessas de tornar seus clientes jovens, bonitos, irresistíveis. O esteticista oferece limpeza de pele!?


O esteticista fica reclamando da falta de clientes, em vez de arregaçar as mangas, fazer a imaginação funcionar e criar uns ambientes cheios de emoção, usando cores, cheiros, música, cosméticos atrativos em embalagens que seduzem. Criar vontades, desejos, ilusões. Fazer da vinda do cliente um acontecimento que ele fique morto de vontade de repetir.
O que o Shopping não oferece? O que seu cliente não achou lá? Tem gente ganhando muito dinheiro recriando artificialmente cores de batons que não existem mais, ou perfumes que não são mais produzidos. O que você poderia oferecer para seu cliente que ele não acha em outro lugar e que ele queria ter ou fazer?

Ficar atento às tendências? Você é aquele esteticista que sempre corre atrás dos concorrentes para copiar o que já deixou de estar na moda? Ou é você que lança a novidade e quando os outros aderem você já está em outra?
Concorrentes! Mantenha seus concorrentes sempre na vista. Não para copiar, mas para analisar seus serviços e descobrir como você pode fazer a mesma coisa melhor ou uma outra coisa que funcione melhor.


Marketing não é venda, não é uma técnica para convencer as pessoas a comprar o que elas não precisam e não desejam. A venda consiste no fato de que nós temos um produto que precisamos vender. A atividade do marketing baseia-se no produto que o mercado necessita; sua meta é desenvolver estratégias para satisfazer esta necessidade.

Marketing é um estado de espírito que deve ser compartilhado por todos que trabalham na empresa. Marketing cria a procura em vez de criar produtos que esperam o comprador, sai para o campo e procura clientes em potencial, mostrando para eles que sua empresa tem o que estão procurando.

Todo mundo na sua empresa precisa estar treinado para descobrir os desejos do seu cliente. Todo mundo precisa está empenhado em sentir as necessidades do seu cliente. Todo mundo precisa estar constantemente ligado ao cliente, analisar as suas reações e estar pronto para atender seus desejos.

Marketing não é somente para as grandes empresas e não precisa custar muito dinheiro.
Marketing é uma maneira de pensar sobre negócios. 


O primeiro passo do marketing é identificar as necessidades de clientes. Depois organizar a empresa para que estas necessidades sejam satisfeitas de uma maneira lucrativa para a empresa. Às vezes precisa-se vender primeiramente a idéia, porque muitos clientes ainda não sabem que precisam de um determinado produto ou serviço, porque não o conhecem e nunca ouviram falar disso. 

Para trabalhar visando o mercado precisa-se mudar o alvo da atenção: esquecer o que nós fazemos, pesquisar o que o cliente precisa ou o que ele gostaria, imaginar o que o cliente poderia querer caso o sugeríssemos para ele através de argumentos convincentes. As necessidades reais das pessoas não são sempre as mesmas que gostaríamos que elas tivessem! Porque algum tratamento é muito cômodo para nós, não precisa ser o tratamento que o cliente quer. Existem clientes que concordam em fazer tratamentos que não queriam, mas isso não são clientes satisfeitos e, portanto não serão clientes por muito tempo.


O cliente não pede um tratamento porque ele não sabe que existe? Ou porque não sabe que poderia resolver seu problema? Ou porque ainda não descobriu qual é o seu problema? Cabe ao esteticista levar ao conhecimento do seu cliente tanto as suas necessidades quanto as respectivas soluções, utilizando argumentos de peso. Estes argumentos mostram a utilidade para o cliente e não falam de técnicas, custos e necessidades do estabelecimento.

Ninguém quer nosso produto ou serviço, mas as vantagens que eles oferecem: as pessoas não querem uma furadeira, elas querem furos. Os clientes não querem um tratamento, eles querem ser mais bonitos. Os clientes não querem um serviço profissional, eles querem resultados. O produto ou serviço é um meio e não um objetivo!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Procura por tratamentos em clinicas de estética cresceu 186% na última década

Segunda-feira é um dia que muita gente começa a procurar um emprego. Só no mês passado, uma profissão que há muitos anos vem sendo praticada no Brasil foi finalmente reconhecida: a de esteticista. E o mercado está em alta.
A procura por tratamentos estéticos na ultima década cresceu 186%. Quase vinte 20% ao ano. Oportunidades não faltam, mas é preciso se preparar. O curso técnico de esteticista dura pelo menos um ano e meio.

O ofício delas é antigo. Uma francesa promoveu o primeiro curso de estética no Brasil, em 1936. Hoje, mais de um milhão de esteticistas trabalham no país. São 350 mil esteticistas formados em cursos técnicos. Só no começo de 2012, virou profissão regulamentada.

“A partir de agora vai haver uma fiscalização pela Vigilância Sanitária e pelas entidades de classe da categoria. Com a regulamentação é natural o mercado começar a exigir qualificação profissional”, explica Daniela Lopes, presidente do Sindicato dos Profissionais de Estética de São Paulo.

O curso técnico dura um ano e meio. Lá se aprende noções de anatomia, como funciona o corpo humano, de dermatologia, os vários tipos de pele, nutrição, como usar os cremes os aparelhos estéticos. A maioria das aulas é prática. É que a mão de uma esteticista se faz com muito treino.

A massagem feita para modelar o corpo exige pulso firme.
Nos tratamentos para o rosto, o toque é leve, quase um carinho.
“Procuro deixar a cliente à vontade. Saber que ela vai ser bem tratada, que pode confiar no profissional que ela procurou, no espaço que ela procurou, então a gente cumprimenta, pergunta a necessidade dela e porque ela nos procurou”, contou Aliane de Oliveira esteticista.

Depois de uma hora deitada na maca, a comerciante Sandra de Ornela sente como se tivesse trocado de pele.
“Melhora a autoestima. É bom quando você vai se maquiar, você sente a pele lisa, corrige algumas imperfeições”, afirma Sandra.

Aliane, que já tem uma boa lista de clientes, chega a ganhar R$3.000 por mês. Se vira empreendedora, a esteticista ganha mais. À frente da própria clínica, Selma acumula 18 anos de experiência sem perder a paixão pela profissão.
“O grau de conhecimento dela, se ela realmente conhece o que ela está fazendo, em termo de produto, de anatomia, se gosta de cuidar das pessoas. Fazemos até um teste prático para sentir o toque da funcionária e para ver realmente se ela tem o perfil da clínica. Você tem que gostar de cuidar das pessoas”, ressaltou Selma Adachi esteticista e empresária.

A regulamentação traz mais segurança para as clientes. E para os clientes, porque cada vez mais homens têm procurado esse tipo de serviço.


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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tratamentos de Beleza Ajudam Homens na Luta Contra o Cancêr


 

Os homens podem cuidar das unhas, dos cabelos, da barba e até fazer tratamentos de pele. Pequenos cuidados fazem uma tremenda diferença para quem está enfrentando uma fase difícil na vida.

Michelle BarrosSão Paulo, SP
No Instituto do Câncer de São Paulo aumentou a procura dos homens por tratamentos de beleza. As sessões ajudam a recuperar a auto-estima dos pacientes, o que ajuda no tratamento e na cura.
Os homens podem cuidar das unhas, dos cabelos, da barba e até fazer tratamentos de pele. Pequenos cuidados fazem uma tremenda diferença para quem está enfrentando uma fase difícil na vida.
Elas chegam, mas não para uma simples visita. Os corredores de um hospital podem parecer frios, impessoais. Mas por trás das portas se descobre o carinho na delicadeza de um toque de pessoas que estão aqui para ajudar. Para quem está no meio da luta, do combate contra a doença, pode significar muito. Pode significar uma injeção de ânimo, o resgate da auto-estima.
Um algodão embebido em loção tônica é capaz de fazer toda a diferença. Que Bruno aceita, de bom grado. “Sou vaidoso assumido. Dá uma auto-estima, ajuda também a passar o tempo mais rápido”, conta.
Aos 22 anos, Bruno se trata de um câncer no intestino. Fez uma cirurgia para a retirada de tumores há cerca de um mês. E agora recebe os mimos das meninas que integram o programa "Cantinho da beleza" - oferecido pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo para os pacientes em tratamento.
“Enriquece muito a alma, muito o espírito, eu aprendi muita coisa com eles aqui e que eu vou levar para minha vida assim eternamente”, conta a maquiadora Regiane Gonçalves dos Santos.
“É um trabalho super gratificante, tanto para quem está recebendo, principalmente para a gente que está podendo proporcionar esse carinho”, diz Christiane da Costa.
O programa começou há três anos e já atendeu mais de 15 mil pacientes, entre homens e mulheres. E eles, antes desconfiados com tanto cuidado, passaram a aproveitar o momento diante do espelho.
“40% do atendimento é do publico masculino, eles são exigentes também. Eles querem ficar bonito, querem tratar da pele, querem tratar da unha. O paciente que tem a sua autoestima elevada ele fica mais suscetível ao tratamento e aos profissionais que ali estarão, que é o fisioterapeuta, assistência social, psicologia”, explica Marcelo Cândido, supervisor de hospitalidade do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Aos 65 anos, seu Francisco é um estreante nesse assunto. “Depois eu vou cantar aquela musica do Zeca Pagodinho para ela, ela vai pegar mal. ‘Não faça assim que eu posso até me apaixonar’, esse tipo de coisa”, brinca.
Ele teve câncer de mama e a doença evoluiu para os pulmões. Há quatro meses, seu Francisco faz quimioterapia. Agora, ele decidiu: vai separar um tempinho na agenda também para passar por esse outro tipo de sessão.
“Ficou boa a pele. Eu estou colocando aqui a mão, parece que ficou legal, a menina me deu um trato legal. Primeira vez e você vai me ver sempre aqui, pode deixar. Azar dela”, diz.


Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/08/tratamentos-de-beleza-ajudam-homens-na-luta-contra-o-cancer.html

Marketing, a receita do sucesso!


por Miriam Temperani em 31/07/2012

cristianoA importância de uma boa estratégia de marketing será o tema da palestra ministrada pelo empresário Cristiano dos Santos durante o 3º Seminário em Gestão de Negócios em Salões, Clínicas e Spas que acontece na 8ª Beauty Fair.
Segundo o especialista, cada tipo de negócio tem a sua particularidade. Identificar pontos chaves e, assim, diferenciar as estratégias é imprescindível para atrair bons resultados com as ações de marketing. “É preciso fazer uma autoanálise do negócio, qual o público alvo, valor do investimento e só então traçar uma estratégia de marketing adequada a tudo isso”, explica Cristiano.
A melhor maneira de não errar na hora de investir na visibilidade do seu salão ou clínica de estética é procurar empresas que atuem nesse segmento. Mas caso não haja verba suficiente para isso, a melhor maneira é apostar nas ações que criem vínculos com o seu cliente e o fideliza. “Pesquisas comprovam que é cinco vezes mais difícil conseguir um novo cliente do que fidelizar e estreitar vínculos com aqueles que já fazem parte do seu escopo”, reitera o especialista.
Durante a palestra serão mostradas algumas ações de marketing que deram resultados e outras que não foram tão eficazes assim. Além disso, Cristiano dará dicas para a correta utilização das redes sociais a favor do crescimento e visibilidade da empresa. “É possível atrair a atenção das pessoas que podem se tornar clientes através de dicas e atualizações que prendam a atenção e as façam acompanhar as redes sociais”, comenta Cristiano.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 4063-1017 ou online.
Beauty Fair Feira Internacional de Beleza Profissional
3º Seminário em Gestão de Negócios em Salões, Clínicas e Spas
Evento simultâneo a 8 ª Beauty Fair
Data: 08 e 09 de setembro de 2012
Investimento:
R$ 350,00 (para inscrições até o evento)
A INSCRIÇÃO INCLUI:
• Certificado;
• Almoço (08 e 09/set);
• Visita aos 4 dias de Beauty Fair.

Cristiano dos Santos
Fundador da Loja Estética, Web Designer, Coach com Formação internacional pelo IBC, Estudante de Administração de Empresas e Palestrante apaixonado pelo tema empreendedorismo.

Facebook: http://www.facebook.com/#!/Cristianoloja
Twitter: @cristianoloja

www.lojaestetica.com.br