segunda-feira, 16 de junho de 2014

Manutenção de Aparelhos de Estética



 No dia 08/06/2014, no Programa Estética na TV, o apresentador Cristiano dos Santos conversou com Eduardo Miranda, da Emitec, empresa especializada em Assistência Técnica, sobre a manutenção preventiva de aparelhos de estética. Eles iniciaram falando sobre a importância do cuidado com a manutenção preventiva dos aparelhos de estética. 

Eduardo fala que existem muitas duvidas dos profissionais de estética quanto à legislação de como esses aparelhos devem ser mantidos em sua clinica, de quanto em quanto tempo se deve fazer a manutenção preventiva do equipamento. Cristiano pergunta se existe alguma obrigatoriedade na lei nessa questão de manutenção preventiva dos aparelhos e o convidado explica que existe uma normativa da anvisa que obriga todos os proprietários de clinicas de estética a fazer manutenção preventiva e aferir laudo de calibração dos equipamentos 1x ao ano, obrigando-o a manter esses laudos em sua clinica, mesmo que o aparelho de estética não apresente defeito neste periodo. O apresentador comenta que muitas pessoas não querem levá-lo para fazer a manutenção alegando que vão perder dinheiro com isso. 

Eduardo conta que equipamento que não sofre manutenção preventiva não vai ter a mesma eficiência no tratamento estético do que um aparelho de estética com sua manutenção preventiva em dia. Com isso, o cliente acaba ficando insatisfeito com os resultados dos tratamentos de estética oferecidos por sua clinica e muitas vezes você não sabe o porquê está perdendo cada vez mais clientes e tendo cada vez menos lucro. O convidado fala que todo ano, é necessário fazer a manutenção preventiva do seu aparelho de estética, fazer a calibração e novamente ressalta que é importante ter esses laudos em mãos para o caso de uma fiscalização da Anvisa e que também, se possível, deixe exposto para seu cliente ver. Se preocupando com o seu equipamento, você está cuidando do seu cliente. 

Todo equipamento que é usando na saúde, tanto em hospitais como em clinicas de estética, recebe a mesma classificação de equipamentos eletro médicos e precisam passar pela manutenção preventiva e calibração. Se você não está cumprindo suas obrigações de ter uma clinica, você coloca em risco a saúde de seu cliente. Além desses cuidados, é necessário ter equipamentos com registros na ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para utilizá-los em suas clinicas, diz Eduardo. 

 O ultra-som é o equipamento que mais necessita de calibração, pois em 90% dos aparelhos de ultrassom que ele recebe, estão descalibrados, e isso pode prejudicar e muito o resultado final do tratamento. 

 Para saber mais sobre o assunto, assista nosso canal no Youtube: www.youtube.com.br/esteticanatv. O programa também passa ao vivo toda segunda-feira às 21h. Acesse: www.tvgeracaoz.com.br.

Tratamentos Estéticos Para Vitimas de Queimaduras



Cristiano dos Santos Recebeu na Segunda Feira, dia 09/06/2014, Ana Lucia Nalim, Professora do Curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi para Falar sobre Tratamentos de Estética Para Vitimas de Queimaduras. Cristiano iniciou o Programa Estética na TV falando sobre como a queimadura é prejudicial para a pessoa não só fisicamente, mas também emocionalmente. 

 A queimadura não pode ser removida completamente, mas pode ser amenizada. A convidada Ana Lucia,  conta que a estética cuida do exterior, mas também fala que O profissional de estética tem o cuidado de fazer com que o paciente supere a queimadura emocionalmente. Ela conta que trabalha para que o paciente melhore a queimadura da sua pele o mais rápido possível e que para isso utiliza os tratamentos com LED e com laser  que são  recursos extremamente importantes para a fase inicial do tratamento estético da queimadura da pele. 

Ana Lucia fala que quando tem a participação do esteticista ainda no inicio do tratamento,  as sequelas da queimadura são muito menores, assim como a dor do paciente e a recuperação do tecido cicatrizando de forma harmoniosa, e de forma mais rápida. Como forma de controle de bactérias, um recurso pouco usado, mas de grande eficácia, é o aparelho de Alta Freqüência. Ao invés de lotar o paciente de remédios, o Alta Freqüência poderia atuar como bactericida e fungicida, sendo aplicado diretamente na parte em que a pele sofreu a lesão da queimadura. 

 É abordado ainda o fato de que para tratamentos estéticos de pele é necessário que o profissional tenha uma boa formação, e excelentes conhecimentos específicos naquela área de atuação, para que ele saiba realmente o que está fazendo e que não piore a situação do paciente. 

 Em relação aos Cosméticos, é proibido utilizá-los na fase de internação do paciente onde a ferida está aberta. Apenas depois que o paciente está na fase ambulatorial, com a ferida devidamente cicatrizada é que se pode liberar o uso de cosméticos para hidratação da pele queimada. Ana Lucia conta para Cristiano que é essencial o uso de cosméticos com princípios ativos hidratantes como a uréia, que ajudam a diminuir a coceira da queimadura. 

 Na estética, não existe produtos específicos para a queimadura e por isso é necessário conhecer os bem cosmetologia para definir quais serão os princípios ativos que vão ser utilizados, além do conhecimento de eletroterapia para escolher que tipos de aparelhos devem ser usados para o caso de cada paciente. 

 Para quem desejar se especializar em tratamentos de estética para vitimas de queimaduras, Existe cursos livres e a pós-graduação de medicina estética que tem módulos que abordam queimaduras. A estética é importante para que o paciente vitima de queimaduras  tenha uma vida normal  e você profissional da saúde pode ser o diferencial para a vida desse paciente.   

 Mais informações sobre a pós graduação da Faculdade Anhembi Morumbi acesse: http://portal.anhembi.br/estude-aqui/pos-graduacao/cursos/   Programa Estética na TV Acesse: WWW.youtube.com/esteticanatv www.esteticanatv.com.br