domingo, 27 de novembro de 2011

Como se tornar uma esteticista estrela das vendas


È inegável que aquela esteticista que sabe vender se destaca na sua profissão. E cada vez mais as clinicas de estética necessitam de profissionais que tenham essa característica. E não falo somente em saber vender serviços, é preciso também saber vender produtos home care, para aumentar a lucratividade da clinica onde trabalha, aumentar os seus ganhos e também aumentar a satisfação do cliente com os resultados alcançados com o tratamento.
Mas o que é preciso para a esteticista ser a estrela de vendas¿
Vejamos:

Atendimento excelente: Se há uma característica que ajuda a vender é o bom atendimento. O cliente que se sente especial com um atendimento de primeira qualidade fica feliz e muitas vezes deixam até de pesquisar em outros locais e acaba comprando ali mesmo, como uma forma de gratidão ao vendedor que lhe tratou com tanto zelo e carinho.
Na verdade, o bom atendimento deveria ser uma obrigação de qualquer pessoa, mas, não é isso o que vemos por ai, vemos vendedores com má vontade, despreparados e somente preocupados em ganhar a sua comissão, e não em ajudar o cliente.
Se você quiser ser uma grande vendedora terá que caprichar no atendimento, e se preocupar com o cliente em primeiro lugar.
Empatia: Você precisa saber se colocar no lugar de sua cliente. Muitas clientes compram um tratamento estético, mas na verdade não é bem isso que ela deseja. Ela deseja ser ouvida, ter um ombro amigo para desabafar e você deve se por no lugar da cliente e dedicar toda a sua atenção a sua cliente. A esteticista atua também como psicóloga, assim como taxista e outros profissionais que ouvem de seus clientes histórias das mais diversas. Ouça sua cliente com carinho, lhe dê a atenção que ela merece e ela sempre comprará de você.
Ouça seu cliente: Uma das maiores necessidades do ser humano é ser ouvido. E as pessoas necessitam ser ouvidas na essência, e sem nenhum julgamento, e o seu cliente não é diferente.
Os mais velhos já diziam, você tem 2 ouvidos e 1 boca. Então ouça mais e fale menos.
saber ouvir é uma característica do bom vendedor, e através das informações obtidas é que o vendedor vai identificar o que o cliente necessita para oferecer a ele a melhor solução para o seu caso.
Conhecimento Técnico: Outra característica que ajuda a vender é o conhecimento técnico, ainda mais em uma profissão como a de esteticista que é tão complexa e exige tanto preparo e dedicação das profissionais de estética. Quando você mostra a sua cliente que conhece sobre o assunto, gera credibilidade, e em vendas  credibilidade é algo de extrema importância.
A esteticista consegue através de seu conhecimento, dar ao cliente uma solução adequada e personalizada, fornecendo grandes resultados para o cliente, e satisfação para ambas as partes;
Conhecimento sobre Vendas: Todos nós somos vendedores, disso não tenho duvida. Independente da profissão que você escolha se não souber vender, estará fadado ao Fracasso. Vendas é algo que precisa ser estudado, e existe muitos livros, artigos, vídeos, cursos, palestras sobre o tema, então desculpas não há.
Se você quiser ter sucesso em sua profissão, terá que aprender as melhores técnicas de vendas e colocá-las em pratica.

Finalizo aqui esperando que muitas pessoas leiam esse artigo e possam se conscientizar a importância das vendas na profissão de esteticista.



Cristiano Dos Santos é Colunista da Revista Estética e Negócios
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terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que você precisa saber antes de abrir a Clínica de Estética


É visível o crescimento do número de clinicas de estética em todo o Brasil. As esteticistas fazem grande sucesso com seus tratamentos para gordura localizada, celulite, flacidez, sem contar nos protocolos faciais, que prometem diminuir as rugas, marcas de expressão, tratamento de limpeza de pele, hidratação etc.

Une-se a alta demanda pelos serviços, onde clientes buscam um corpo sarado e um rosto “perfeito” e o grande desenvolvimento das técnicas, através da tecnologia existente em aparelhos de estética que facilitam a vida da profissional de estética e de quebra ainda garante um resultado melhor e mais rápido para a cliente,  fatores que  acabaram causando um boom no mercado de estética nos últimos anos,  chamando a atenção de profissionais de diversas áreas que largaram suas profissões de origem para investir toda a as energia em uma profissão lucrativa e gratificante, além de investidores, que mesmo sem entender nada de procedimentos estéticos  abriram suas clinicas para aproveitar as altas margens de lucro praticadas neste negocio.
 Todo este movimento criou uma grande concorrência, fato que não considero ser negativo, pois a concorrência é benéfica para o mercado em si e não deixa que o empreendedor “durma em berço esplendido” pensando que pode fazer o que quer. O grande problema está em ma concorrência desleal, quando se coloca um preço muito abaixo do praticado no mercado, oferecendo serviços de má qualidade e deixando os bons profissionais com a imagem prejudicada perante os clientes.
A concorrência desleal já era uma preocupação das profissionais de estética e inclusive foi tema de minha palestra para as clientes da loja estética em duas oportunidades, mas o pior ainda estava por vir. Em 2010 iniciou-se no Brasil uma pratica que julgo  extremamente prejudicial para todo o mercado de estética:  A venda de pacotes de estética em sites de compras coletivas. Serviços a preços minúsculos que não dão lucro na maioria dos casos.
Aquela pessoa que pensa em abrir a sua clinica de estética deve ficar atenta a este fator e analisar a possibilidade de entrar ou não neste jogo. É um problema e tanto, pois o dilema é ganhar pouco com os sites de compras coletivas ou disputar com as milhares de clinicas de estética que estão participando deste sistema de vendas, os tão sonhados clientes, fazendo eles enxergarem que o bom serviço tem o seu preço, conquistando-os com bom atendimento, qualidade e ótimos resultados no tratamento.
Se este é o caminho que você quer seguir lhe dou algumas dicas para se destacar entre as demais:
·         Antes de abrir sua clinica, procure o SEBRAE de sua cidade. Faça um plano de negocio para testar a viabilidade de sua clinica.
·         Tenha muito cuidado ao escolher o local onde será instalada sua clinica.
·         Tenha uma equipe qualificada com formação em estética.
·         Deixe bem claro a qualidade de sua equipe e exponha os certificados de seus profissionais.
·         Ofereça soluções personalizadas aos seus clientes e não serviços prontos. Cada cliente tem uma necessidade diferente.
·         Contrate profissionais que também saibam vender serviços e produtos.
·         Dê aos seus profissionais treinamentos constantes.
·         Venda também produtos home care para seus clientes.
·         Use sempre aparelhos de estética e cosméticos com registro na Anvisa.
·         Use cosméticos de qualidade, que dê aos clientes bons resultados.
·         Use produtos descartáveis.

Quando uma esteticista decide abrir sua clinica de estética, ela deve saber que somente o seu conhecimento técnico em massagens e tratamentos de estética não basta para se ter um negócio de sucesso. É preciso conhecimentos em administração de empresas, ou que se tenha alguém que possa fazer essa parte: Um sócio, filho, marido ou até um administrador contratado para essa tarefa.
Há pontos importantes na administração que você precisa se atentar:
·         Marketing.
·         Vendas.
·         Atendimento.
·         Negociação.
·         Finanças.
·         Gestão de Pessoas.
·         Gestão de estoques.
·         ETC
A verdade é que esse mercado cresce ano a ano com taxas superiores a media do mercado e ao PIB nacional, e se você iniciar sua preparação desde cedo, com muito empenho e estudo, planejamento e organização terá tudo para criar uma clinica de Sucesso, respeitada por todos e reconhecida pela sua excelência nos serviços.

Boa sorte