Programa Estética na
TV
Dessa
vez o tema foicomo divulgar os serviços de estética e se relacionar com os
clientes através das mídias sociais. Acompanhe!
Por
Marisa De Lucia
O
programa Estética na TV, que é
apresentado ao vivo toda sexta-feira pela internet, na Lt3 Studios, trouxe no último dia 23, Thais de Almeida, diretora da
Álom Comunicação, empresa de comunicação dirigida aos negócios de importantes
setores da economia como odontologia, fitness e estética, que mostrou como divulgar
os serviços de estética e se relacionar com os clientes através das mídias
sociais.
Após
a apresentação de Thais, foi exibido um vídeo da palestra realizada por
Cristiano dos Santos na Beauty Fair sobre Divulgação e Marketing para
profissionais de estética. Nessa palestra, Cristiano mostra a necessidade dos
profissionais se relacionarem no Facebook, Twitter e outras mídias sociais, não
só em caráter pessoal, mas sim para captar novos clientes, e também de ter um Blog
ou um site para conseguir através de artigos publicados, um ranking no Google
que permite com que as pessoas os encontre.
Thais
começou sua participação respondendo à clássica pergunta sobre a importância
das mídias sociais na divulgação do trabalho do esteticista. Segundo ela, mais
de 90% dos internautas está nas mídias sociais, e você deve ir onde o povo está.
A primeira grande vantagem de fazer parte dessas mídias, segundo ela, é o
relacionamento com as pessoas, mais proximidade com o seu cliente e também a
captação de futuros clientes.
Hoje,
segundo Thais, o Orkut ainda é uma das mídias que mais reúne pessoas, no
entanto, o Facebook tem mais força. O Twitter e o Blog também são importantes
no relacionamento com os clientes, assim como o Youtube, que permite a
divulgação de vários vídeos.
Quanto
o que é certo e errado na divulgação, Thais comentou que o principal ponto é
planejar o que se vai colocar na rede. Se você entra com vontade de vender
mais, está errado. O que realmente importa é o relacionamento com o cliente e o
engajamento do mesmo. Devemos nos preocupar, disse ela, com o conteúdo que
disponibilizamos daí a importância de procurar saber o que as pessoas mais
gostam, para oferecer serviços de qualidade. “Este relacionamento, por
consequência,traz um aumento nas vendas. Já somente divulgar promoções de
produtos não é uma linha de mão dupla. Hoje as pessoas valorizam mais as
empresas que se preocupam com elas do que as que querem simplesmente vender”.
Uma
das perguntas feitas por internautas que assistiam ao programa, foi se há
necessidade de contratar uma assessoria para cuidar de sua participação na rede
social ou se dá para fazer este trabalho sozinho. Segundo Thais, para fazer um
perfil e ter um trabalho nas mídias sociais que traga resultado é importante
ter alguém que fique o tempo todo pesquisando, vendo o que vai postar na rede. “Até
dá para você mesmo fazer isso, mas não pode deixar o perfil abandonado por
muito tempo. Ao mostrar a constância de posts relevantes, você mostra que está
ali mandando algo interessante para o seu cliente. É vantajoso manter uma
frequência diária”, disse ela.
Outra
pergunta foi sobre qual página é mais interessante, o perfil ou a fanpage. Thais
explicou que a fanpage é para empresas e o perfil é mais para um relacionamento
pessoal, mesmo porque é limitado a cinco mil amigos. O Facebook já chegou a
deletar o perfil de algumas empresas alegando que a empresa tem que ter fanpage
e, de fato, a fanpage possibilita se ter uma ideia do que os clientes estão
achando dos artigos postados, pois traz uma série de relatórios e a quantidade
de pessoas atingidas. “Hoje no perfil já se tem a possibilidade de optar por
assinatura, mas a assinatura não possibilita o relacionamento. Muitas pessoas
fazem vários perfis, mas isto está diminuindo, pois é necessário ficar
gerenciando várias páginas, contudo, no perfil podem ser adicionadas várias
pessoas por convite e na fanpage é preciso ficar parado esperando as pessoas
curtirem. Mas adicionar muitas pessoas, pode implicar em ser bloqueado em até
30 dias para fazer novos convites.
Outro
internauta perguntou como fazer para gerar curtidas na fanpage. Thais explicou
que o que você coloca é o que vai atrair as pessoas para curtir a sua fanpage.
Outras medidas para atrair novos fãs é divulgar no Blog, no site e no Twitter,
procurar participar de grupos sobre o tema e divulgar a fanpage para os
clientes. É interessante ter um perfil também para pedir por ali para as
pessoas curtirem a sua fanpage.
Mais
uma pergunta de internauta. Dessa vez sobre se é interessante a empresa fazer
uso do Twitter. Segundo Thais, o Twitter já não tem tanta força como o Facebook,
pois não dá para escrever muito, mas ao mesmo tempo é uma forma de compartilhar
informações agregadas de outros perfis. “É importante você seguir várias
empresas de seu interesse e compartilhar para os seus seguidores”.
Cristiano
perguntou para Thais se o Blog pode ser considerado uma mídia social. Ela
respondeu que leu um livro, onde se explica que qualquer ferramenta que gere
relacionamento pode ser considerada uma mídia social, portanto, o Blog e o
Youtube também são mídias onde podemos disponibilizar conteúdos para os nossos
clientes.
Hoje,
segundo Thais, os sites estão sendo feitos em plataforma de Blog. É muito
importante que uma clínica ou um profissional liberal tenha um Blog, onde possa
colocar artigos de interesse e que expliquem sobre os procedimentos estéticos.
Por exemplo, nem todos sabem o que é uma drenagem linfática. Não há necessidade
de escrever tudo num texto só, pode ir colocando aos poucos uma passo a passo
de como é feita, mostrar as indicações e contra indicações. Dessa forma, a
pessoa vai se sentir mais segura sobre o que você faz e, assim, você vai
conquistar mais clientes.
É
interessante também agregar em seu Blog artigos de profissionais de outras
afins, como por exemplo, nutricionistas, educadores físicos, cirurgiões
plásticos entre outros. É importante também gerar conteúdo próprio e não
copiados, pois há represálias. Pois dessa forma seu Blog terá mais visitações,
uma vez que Google procura os assuntos dentro dos Blogs. Caso você queira pegar um texto de outro
site, é preciso dar o crédito. Mas se o conteúdo for inédito, é bem melhor.
Colocar somente o que você pensa, pode não ser tão interessante a não ser que
você faça muitas pesquisas. Já colocar artigos de outros profissionais de áreas
afins faz com que a leitura fique mais atraente e dá para se aprofundar mais
nos assuntos.
Outro
internauta perguntou de quanto em quanto tempo deve-se atualizar a mídia
social. Para Thais, colocar 50 posts no Twitter num dia só é demais, se torna
cansativo, pois é muito mais interessante colocar menos posts, mas de assuntos
relevantes. “Não existe um número certo de postagens, pois tem haver com o que
o profissional faz, o que não pode acontecer é deixar passar muito tempo sem
postar algo. Mas hoje já existem ferramentas para a gente deixar agendado os
horários dos posts. Acho interessante estar presente todos os dias, pelo menos
uma vez pela manhã, outra à tarde e uma à noite”.
Outro
assunto abordado foi sobre usar o perfil profissional para colocar assuntos
pessoais. Para Thais, é mais interessante separar os dois perfis; num deles
deixar as pessoas mais próximas a você e no outro seus contatos profissionais. O
maior erro, no entanto, é não saber se relacionar, se estressar com as pessoas.“É
preciso aprender a lidar com comentários negativos, o que é chamado de gestão
de crise.
Outra
pergunta foi sobre colocar depoimentos de clientes. Para Thais é interessante
postar algo que falaram sobre você e seu trabalho e também vídeos. Contudo,
colocar muitos depoimentos de clientes parece que você quer mostrar que todos
gostam de você.
Quem
quiser se comunicar com a Thais de Almeida, pode enviar e-mail para: esteticaenegocios@alom.com.br
Cristiano,
que é colunista da revista Estética e Negócios, revista digital na qual Thais
fala sobre marketing e gestão de pessoas, estética e negócios de clínicas de
estética e salões de beleza, comentou que acabou de escrever um artigo sobre
como lidar com as faltas dos clientes aos atendimentos estéticos. O artigo
estará na próxima edição da revista e quem se interessar pode fazer uma
assinatura pelo site: www.esteticaenegocios.com.br
Serviço:
Apresentador: Cristiano dos Santos
Twitter: @cristianoloja
Facebook: facebook.com/cristianoloja
Blog:
academiadaesteticista.blogspot.com.br
Ou no youtube: http://youtube.com/esteticanatv
Site do Programa: http://www.esteticanatv.com.br
A melhor página de estética na minha opinião é o estudio mais estetica
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