quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cursos em EAD Para Profissionais de Estética


Programa “Estética na TV” vai falar sobre cursos a distância

E a importância desses cursos na complementação da formação do esteticista


Dessa vez, o apresentador Cristiano de Souza, proprietário da Loja Estética, traz para falar sobre este assuntoo convidado Éverton Lopes, profissional da área de Estética,proprietário de uma escola que oferece esses cursos via Internet, o CAPE - Centro de Aperfeiçoamento do Profissional Esteticista, que tem como objetivo trazer formação de cursos extracurriculares, para profissionais da área da Estética.

O CAPE tem ambiente apropriado para o aprendizado, com turmas reduzidas para melhor aproveitamento do aluno, e está constantemente em busca de novidades para manter o profissional esteticista sempre atualizado podendo levar a seus clientes o que há de melhor em resultados estéticos e também prevenção.

Entre os cursos que o CAPE ministra estão: Limpeza de Pele - Estética Corporal - Drenagem Linfática - Pré e Pós Operatório; Tratamento para Gestantes - Banho de Lua - Vinhoterapia – Argiloterapia; Bambuterapia - Massagem Relaxante - Pedras Quentes - Tratamentos Melhor Idade; Anti-Age; Tratamento Para Estrias – Modeladora; Turbinada - Pindas Chinesas - Massagem Ayurveda – Laserterapia; Gessoterapia - CandleMassage (Massagem com Velas); Massagem com Conchas - Massagem com Toalhas Quentes; Massagem com Oléo Quente - QuickMassage; Cosmetologia - Talassoterapia - Spa Pés e Mãos; Designer de Sobrancelha,  Terapia Capilar e Ball Massage, técnica criada pelo Prof. Éverton Lopes, que tem alcançado todo o Brasil e brevemente será lançado oficialmente na Europa começando por Portugal.

O CAPE - Centro de Aperfeiçoamento do Profissional Esteticista fica localizado no Largo Paissandú, nº 72, conj. 903, ao lado do Metrô Anhangabaú, São Paulo/SP. Tel.: (11) 3869-4632 ou 3313-2208. E-mail para contato: contato@capecursos.com.br


 

Assista “Estética na TV”ao Vivo pelo site www.lt3studios.com.br
 
Site do Programa: www.esteticanatv.com.br
 

Serviço:

Apresentador: Cristiano dos Santos

Twitter: @cristianoloja



 

A Loja Estética está localizada à Rua Dr. Olavo Egidio, 274 – Santana – SP (próximo ao Metrô Santana). Tel.: (11) 2959-2775 – E-mail: atendimento@lojaestetica.com.br

 


 


 

Horário de Atendimento: Segunda a sexta das 9h às 18h - Sábados das 9h às 13h

 

Curta a Loja Estética no Facebook e fique por dentro de Nossas Promoções e Novidades: http://facebook.lojaestetica.com.br

Divulgue serviços de estética através das Midias Sociais


Programa Estética na TV

Dessa vez o tema foicomo divulgar os serviços de estética e se relacionar com os clientes através das mídias sociais. Acompanhe!

Por Marisa De Lucia

O programa Estética na TV, que é apresentado ao vivo toda sexta-feira pela internet, na Lt3 Studios, trouxe no último dia 23, Thais de Almeida, diretora da Álom Comunicação, empresa de comunicação dirigida aos negócios de importantes setores da economia como odontologia, fitness e estética, que mostrou como divulgar os serviços de estética e se relacionar com os clientes através das mídias sociais.

Após a apresentação de Thais, foi exibido um vídeo da palestra realizada por Cristiano dos Santos na Beauty Fair sobre Divulgação e Marketing para profissionais de estética. Nessa palestra, Cristiano mostra a necessidade dos profissionais se relacionarem no Facebook, Twitter e outras mídias sociais, não só em caráter pessoal, mas sim para captar novos clientes, e também de ter um Blog ou um site para conseguir através de artigos publicados, um ranking no Google que permite com que as pessoas os encontre.

Thais começou sua participação respondendo à clássica pergunta sobre a importância das mídias sociais na divulgação do trabalho do esteticista. Segundo ela, mais de 90% dos internautas está nas mídias sociais, e você deve ir onde o povo está. A primeira grande vantagem de fazer parte dessas mídias, segundo ela, é o relacionamento com as pessoas, mais proximidade com o seu cliente e também a captação de futuros clientes.

Hoje, segundo Thais, o Orkut ainda é uma das mídias que mais reúne pessoas, no entanto, o Facebook tem mais força. O Twitter e o Blog também são importantes no relacionamento com os clientes, assim como o Youtube, que permite a divulgação de vários vídeos.

Quanto o que é certo e errado na divulgação, Thais comentou que o principal ponto é planejar o que se vai colocar na rede. Se você entra com vontade de vender mais, está errado. O que realmente importa é o relacionamento com o cliente e o engajamento do mesmo. Devemos nos preocupar, disse ela, com o conteúdo que disponibilizamos daí a importância de procurar saber o que as pessoas mais gostam, para oferecer serviços de qualidade. “Este relacionamento, por consequência,traz um aumento nas vendas. Já somente divulgar promoções de produtos não é uma linha de mão dupla. Hoje as pessoas valorizam mais as empresas que se preocupam com elas do que as que querem simplesmente vender”.

Uma das perguntas feitas por internautas que assistiam ao programa, foi se há necessidade de contratar uma assessoria para cuidar de sua participação na rede social ou se dá para fazer este trabalho sozinho. Segundo Thais, para fazer um perfil e ter um trabalho nas mídias sociais que traga resultado é importante ter alguém que fique o tempo todo pesquisando, vendo o que vai postar na rede. “Até dá para você mesmo fazer isso, mas não pode deixar o perfil abandonado por muito tempo. Ao mostrar a constância de posts relevantes, você mostra que está ali mandando algo interessante para o seu cliente. É vantajoso manter uma frequência diária”, disse ela.

Outra pergunta foi sobre qual página é mais interessante, o perfil ou a fanpage. Thais explicou que a fanpage é para empresas e o perfil é mais para um relacionamento pessoal, mesmo porque é limitado a cinco mil amigos. O Facebook já chegou a deletar o perfil de algumas empresas alegando que a empresa tem que ter fanpage e, de fato, a fanpage possibilita se ter uma ideia do que os clientes estão achando dos artigos postados, pois traz uma série de relatórios e a quantidade de pessoas atingidas. “Hoje no perfil já se tem a possibilidade de optar por assinatura, mas a assinatura não possibilita o relacionamento. Muitas pessoas fazem vários perfis, mas isto está diminuindo, pois é necessário ficar gerenciando várias páginas, contudo, no perfil podem ser adicionadas várias pessoas por convite e na fanpage é preciso ficar parado esperando as pessoas curtirem. Mas adicionar muitas pessoas, pode implicar em ser bloqueado em até 30 dias para fazer novos convites.

Outro internauta perguntou como fazer para gerar curtidas na fanpage. Thais explicou que o que você coloca é o que vai atrair as pessoas para curtir a sua fanpage. Outras medidas para atrair novos fãs é divulgar no Blog, no site e no Twitter, procurar participar de grupos sobre o tema e divulgar a fanpage para os clientes. É interessante ter um perfil também para pedir por ali para as pessoas curtirem a sua fanpage. 

Mais uma pergunta de internauta. Dessa vez sobre se é interessante a empresa fazer uso do Twitter. Segundo Thais, o Twitter já não tem tanta força como o Facebook, pois não dá para escrever muito, mas ao mesmo tempo é uma forma de compartilhar informações agregadas de outros perfis. “É importante você seguir várias empresas de seu interesse e compartilhar para os seus seguidores”.

Cristiano perguntou para Thais se o Blog pode ser considerado uma mídia social. Ela respondeu que leu um livro, onde se explica que qualquer ferramenta que gere relacionamento pode ser considerada uma mídia social, portanto, o Blog e o Youtube também são mídias onde podemos disponibilizar conteúdos para os nossos clientes.

Hoje, segundo Thais, os sites estão sendo feitos em plataforma de Blog. É muito importante que uma clínica ou um profissional liberal tenha um Blog, onde possa colocar artigos de interesse e que expliquem sobre os procedimentos estéticos. Por exemplo, nem todos sabem o que é uma drenagem linfática. Não há necessidade de escrever tudo num texto só, pode ir colocando aos poucos uma passo a passo de como é feita, mostrar as indicações e contra indicações. Dessa forma, a pessoa vai se sentir mais segura sobre o que você faz e, assim, você vai conquistar mais clientes.

É interessante também agregar em seu Blog artigos de profissionais de outras afins, como por exemplo, nutricionistas, educadores físicos, cirurgiões plásticos entre outros. É importante também gerar conteúdo próprio e não copiados, pois há represálias. Pois dessa forma seu Blog terá mais visitações, uma vez que Google procura os assuntos dentro dos Blogs.  Caso você queira pegar um texto de outro site, é preciso dar o crédito. Mas se o conteúdo for inédito, é bem melhor. Colocar somente o que você pensa, pode não ser tão interessante a não ser que você faça muitas pesquisas. Já colocar artigos de outros profissionais de áreas afins faz com que a leitura fique mais atraente e dá para se aprofundar mais nos assuntos.

Outro internauta perguntou de quanto em quanto tempo deve-se atualizar a mídia social. Para Thais, colocar 50 posts no Twitter num dia só é demais, se torna cansativo, pois é muito mais interessante colocar menos posts, mas de assuntos relevantes. “Não existe um número certo de postagens, pois tem haver com o que o profissional faz, o que não pode acontecer é deixar passar muito tempo sem postar algo. Mas hoje já existem ferramentas para a gente deixar agendado os horários dos posts. Acho interessante estar presente todos os dias, pelo menos uma vez pela manhã, outra à tarde e uma à noite”.

Outro assunto abordado foi sobre usar o perfil profissional para colocar assuntos pessoais. Para Thais, é mais interessante separar os dois perfis; num deles deixar as pessoas mais próximas a você e no outro seus contatos profissionais. O maior erro, no entanto, é não saber se relacionar, se estressar com as pessoas.“É preciso aprender a lidar com comentários negativos, o que é chamado de gestão de crise.

Outra pergunta foi sobre colocar depoimentos de clientes. Para Thais é interessante postar algo que falaram sobre você e seu trabalho e também vídeos. Contudo, colocar muitos depoimentos de clientes parece que você quer mostrar que todos gostam de você.

Quem quiser se comunicar com a Thais de Almeida, pode enviar e-mail para: esteticaenegocios@alom.com.br

Cristiano, que é colunista da revista Estética e Negócios, revista digital na qual Thais fala sobre marketing e gestão de pessoas, estética e negócios de clínicas de estética e salões de beleza, comentou que acabou de escrever um artigo sobre como lidar com as faltas dos clientes aos atendimentos estéticos. O artigo estará na próxima edição da revista e quem se interessar pode fazer uma assinatura pelo site: www.esteticaenegocios.com.br


Serviço:


Apresentador: Cristiano dos Santos


Twitter: @cristianoloja


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sábado, 24 de novembro de 2012

Programa Estética na TV com Rozeli Evangelista da Inovar Estética


Programa Estética na TV

Por Marisa De Lucia

O programa Estética na TV, que é apresentado ao vivo toda sexta-feira pela internet, na Lt3 Studios (www.lt3studios.com.br), trouxe no último dia 9, Rozeli Evangelista Ferreira , que abriu mão de sua carreira de biomédica para se dedicar à profissão de esteticista.

Após apresentar Rozeli para os internautas, Cristiano exibiu um vídeo da Clínica Inovar Estética e Saúde, da qual  ela é proprietária. No vídeo, Rozeli fala de sua relação com a Loja Estética. “Cristiano sempre está nos socorrendo, nos ajudando em tudo, e, além de toda estrutura, ele oferece suporte com os workshops para entendermos sobre os aparelhos que estamos comprando. Somos parceiros há tempos e já tive que sair correndo até ele e ele sempre me ajuda. Gosto muito da Loja Estética. Antes de entrar para a Estética já conhecia”, comentou.

Após a exibição do vídeo, que mostrou os serviços oferecidos na clínica, Rozeli contou um pouco de sua trajetória e disse que, como biomédica, já era da área da Saúde e começou a se interessar pela Estética em 2008. No ano seguinte, em 2009, fez um curso de Estética na Escola Málaga e se identificou muito, o que foi decisivo para sua mudança de profissão.

Até então, Rozeli não tinha tempo para a família, para os filhos, e hoje, além de ter tempo para eles, tem qualidade de vida. “Só o fato de administrar meu próprio negócio me dá liberdade para fazer meus horários. Raramente não almoço com minha família e isso não tem preço”, diz ela muito satisfeita.

Rozeli contou que trabalha na área da Saúde desde 1993, portanto há 18 anos, e sempre amou Laboratório e ainda ama, mas o ritmo era muito estressante. Como vantagens de trocar a carreira de biomédica para esteticista ela citou três pontos: o fato dela já ser da área da Saúde e ter certo conhecimento; amar a área da Saúde e ter se apaixonado pela Estética, pois hoje atende clientes das 7h da manhã até às 21h, até se esgota, mas no final do dia está feliz.

O que Rozeli acha mais interessante na área de Estética é o fato dela melhorar a saúde no geral e também a autoestima. Ela diz que muitas vezes o cliente vai procurar tratar  somente a parte estética e sai de lá com a autoestima elevada.” É muito interessante saber como o tratamento estético contribui para a saúde de uma pessoa. Só o fato de ela ver um cliente se desintoxicando de uma alimentação errada e conseguir se controlar já é gratificante”, disse ela.

Cristiano pediu para Rozeli contar um pouco sobre as dificuldades que enfrentou para abrir seu próprio negócio para pessoas que estão se formando na Estética e ela respondeu que, em primeiro lugar, precisou estudar bastante, pesquisar muito os cosméticos, aparelhos.

Participou de workshops e congressos, que ainda participa até hoje, que trazem conteúdo científico, fazem você relembrar o que aprendeu na faculdade, no seu curso, e ainda trazem novidades em cosméticos, técnicas e aparelhos, o que é fundamental para você atender cada vez melhor a seus clientes. Para ela, três itens são fundamentais: aprofundar-se no assunto para ver se gosta; buscar conhecimento e, se não tiver formação, ir atrás de um curso técnico ou faculdade para ter segurança em fazer o trabalho e amar o que você faz, o que é primordial. “Teu cliente tem que confiar muito em você”, observou.

Ela comentou que durante um dos cursos que fez, os colegas comentavam que ela gostava muito de aparelhos, pois era curiosa, queria conhecer, saber usar. E ela sempre disse que não podemos comprar um aparelho sem saber tudo dele, daí a necessidade de participar de simpósios e congressos. “Não dá para fazer um curso rápido e achar que já dominamos o assunto”, comentou.

Como tratamentos carros-chefes de sua clínica, Rozeli citou os pós-operatórios, os para gestante, com indicação médica, os para celulite e gordura localizada, os faciais como peelings para rejuvenescimento e ainda as massagens relaxantes e drenagens linfáticas.

Para celulite e gordura localizada, desde que não tenha contraindicação, o aparelho mais utilizado é o ultrassom e cosméticos que possuam em sua fórmula ginkgo biloba, centella asiática, cafeína, l-carnitina e nicotinato de metila. “Hoje estamos muito bem amparados pelas empresas de cosméticos, os produtos cada vez com mais princípios ativos, e temos uma infinidade de congressos e simpósios, o que possibilita atendermos cada vez melhor nossos clientes”.

Quanto aos tratamentos feitos nos clientes, Rozeli observou que para se ter sucesso nos resultados o importante é localizar a origem daquela alteração e ver qual é o melhor tratamento.

Cristiano perguntou para Rozeli o que ela achava de um assunto bastante polêmico, o das compras coletivas na Estética. Ela respondeu que é a favor de promoções, mas contra a banalização, que acaba comprometendo a qualidade do trabalho desenvolvido pelos esteticistas. Segundo ela, não tem como colocar qualquer preço num trabalho sério e que precisa ser feito com produtos de altíssima qualidade para não comprometer a saúde do cliente. Cristiano ressaltou que tem muitas clínicas fechando suas portas, pois se tem um custo do produto e de seu profissional.

Num dos blocos do programa a Jarroux Cosméticos veio fazer uma demonstração de seus produtos. A modelo foi Germana, sobrinha de Rozeli, que é recepcionista em sua clínica e também se apaixonou pelo trabalho da tia. Tanto que está cursando faculdade de Estética e, em breve, já poderá exercer suas funções de esteticista. Mas Rozeli faz questão de deixar claro que quando a sobrinha disse que estava pensando em seguir sua profissão, pediu que ela pensasse por seis meses, se informasse bastante e só partisse para uma faculdade se visse que gostava muito e, segundo Germana, “essa decisão é pra valer”.

Representando a Jarroux, Lígia de Carvalho apresentou um protocolo para celulite com eletroterapia, no qual é feita uma massagem modeladora e também drenagem linfática. O Aparelho Vácuo Endermo HTM faz pressão na pele e os roletes do aparelho permeiam os princípios ativos dos produtos aplicados na pele. Segundo a profissional, em seis a sete sessões já se tem um excelente resultado.

Cristiano fez questão de ressaltar que o aparelho utilizado é da HTM, patrocinadora do programa, e é vendido na Loja Estética. Para obter mais informações, basta ligar para (11) 2959-2775 ou acessar o site www.lojaestetica.net

Antes de começar o processo, foi feita uma esfoliação com Gomage Esfoliante corporal Jarroux  para que a pele absorvesse mais rapidamente os produtos. Em seguida, foram aplicados: Ionto Intense Jarroux, composto por chá verde, laranja amarga, xantalgosil C que melhora a microcirculação, queima a gordura, trabalha as fibras do tecido para evitar flacidez e ainda nutre a pele; Rouge Active, que contém nicotinato de metila com pimenta vermelha, para um resultado mais rápido, pois ativa a circulação. Pode causar vermelhidão e formigamento, mas é normal; Creme de Massagem Belle Countour, composto pelos mesmos princípios e mais arnica e pimenta. A arnica melhora a circulação e é cicatrizante, reduzindo os edemas tão comuns nas pernas das mulheres; óleo de argan com coco, girassol e rosa mosqueta, que além de deslizarem melhor na pele, são nutritivos e diminuem as imperfeições. É ótimo também para melhorar cicatrizes de operações, por isso é recomendado seu uso contínuo após cirurgias. 

Finalmente o aparelho Vácuo Endermo, da HTM a vácuo que vai fazer a sucção moderada. Para modelar, é necessário fazer uma sucção mais vibrante, mas deve-se tomar o cuidado para ir diminuindo a pressão, caso a cliente sinta dor, e não puxá-lo para cima ao retirá-lo da pele. Para quem tem microvarizes não há problema nenhum, mas para quem tem varizes seu uso não é recomendável.

Durante a programação, Cristiano recebeu por e-mail vários casos de sucesso de pessoas, de vários Estados brasileiros, que amam a profissão de esteticista, se dedicam bastante  e por isso têm um bom retorno financeiro.

Rozeli recomendou que antes de abrir sua clínica, é interessante fazer trabalhos do tipo home care, pois estes clientes vão te indicar outros. “É um pouco cansativo, mas prazeroso e traz bastante experiência e retorno financeiro”, comentou. Cristiano observou que o bom profissional tem sempre sua agenda lotada, a não ser que ainda esteja no começo.

O apresentador comentou ainda sobre as vantagens das franquias das clínicas de estética, que têm um modelo e dão um excelente suporte, contudo tem que ter um bom investimento inicial para abrir e saber que gera um custo alto, pois não é qualquer imóvel que se pode trabalhar e existem, além disso, outras exigências, mas se o profissional arregaçar as mangas será sucesso na certa.

Foi apresentado um vídeo dos workshops de treinamento de uso dos aparelhos, realizados na Loja Estética por Ana Clara Rabello. Cristiano disse que é muito importante fazer esse treinamento para o profissional ter mais segurança no manuseio do aparelho, que é diferente de marca para marca.

Os treinamentos acontecem todas as segundas-feiras das 10h às 13h dos aparelhos: ultrassom, vácuo endermo, corrente russa e Stimullus face Conjugado facial 9x1. Para agendar, ligue na loja ou acesse o site. Rozeli comentou que está sempre fazendo estes treinamentos, que são muito completos e nos traz segurança no trabalho.

A esteticista finalizou sua participação no programa agradecendo de coração as pessoas que estavam assistindo o programa e deixando o seguinte recado: “Acredite naquilo que você faz, se acreditar você consegue. As palavras de ordem são as seguintes: querer, poder e conseguir”.

Quem quiser se comunicar com Rozeli, mande e-mail para: rozeliferreira@ig.com.br

Inovar Estética e Saúde - http://inovaresteticasaude.webnode.com/

Assista o Programa no Youtube: youtube.com/esteticanatv



 

 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Programa “Estética na TV” mostra como divulgar os serviços de estética


E ainda como se relacionar com os clientes através das mídias sociais

O programa “Estética na TV”, que vai ao ar toda sexta-feira, às 15h, ao vivo, irá abordar no dia 23 de novembro o seguinte tema: Como divulgar os serviços de estética e se relacionar com os clientes através das mídias sociais.

E para falar sobre o assunto, o apresentador Cristiano de Souza, proprietário da Loja Estética, traz Thais de Almeida, diretora da Álom Comunicação, empresa de comunicação dirigida aos negócios de importantes setores da economia como odontologia, fitness e estética.

Administradora de empresas com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação pela ECA / USP, Thais tem 15 anos de experiência em projetos editoriais e comunicação corporativa em empresas de diversos segmentos, é editora-chefe de conteúdo do Portal da Educação Física e palestrante sobre o tema “Redes Sociais” em Congressos e Eventos dos setores de Estética, Fitness e Odontologia.

A entrevistada que, com certeza, tem grande experiência para falar sobre o assunto em pauta, irá mostrar a importância de divulgar seus serviços nas redes sociais, plataformas que funcionam como excelentes canais para promoção dos seus negócios, relacionamento com clientes e ainda para conquistar parceiros de negócios e novos fornecedores.

Na Álom, Thais produz por meio de revistas digitais artigos sobre gestão de empresas para públicos segmentados promovendo a integração de diversas comunidades de negócios.

Não perca este programa, pois você conhecerá novas formas de divulgar seus serviços. Afinal, a divulgação é a alma do negócio, não é mesmo?

Para assistir ao vivo, acesse: www.lt3studios.com.br

Serviço:

Apresentador: Cristiano dos Santos

Twitter: @cristianoloja

Facebook: facebook.com/cristianoloja

Blog: academiadaesteticista.blogspot.com.br

Loja Estética

Endereço: Rua Dr. Olavo Egidio, 274 – Santana – SP (Próximo ao Metrô Santana)

Tel.: (11) 2959-2775 – E-mail: atendimento@lojaestetica.com.br

Site: http://www.lojaestetica.com.br

Loja Virtual: http://www.lojaestetica.net

Horário de Atendimento: Segunda a sexta das 9h às 18h - Sábados das 9h às 13h

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Assista ao Vivo pelo site www.lt3studios.com.br 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Profissão Esteticista


Profissional de Estética

O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar. Por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista. O profissional pode fazer atendimento domiciliar ou trabalhar em spas, clínicas estéticas, salão de beleza, consultórios, hospitais, academias de ginástica, hotéis e até navios.

Mercado de Trabalho

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da indústria da beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. E as contratações aumentam ano a ano. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que as oportunidades de trabalho criadas pelos salões de beleza cresceram 143% nos últimos 15 anos. Mas o setor ainda precisa de profissionalização, por isso quem tem diploma de bacharel ou tecnólogo é cada vez mais requisitado. "A procura por qualidade de vida e saúde mantém o mercado aquecido. E a área de imagem pessoal, que envolve estética capilar, facial e corporal, carece de profissionais", diz Gildete Valdameri, professora do curso tecnológico em Cosmetologia e Estética, da Univali, campus Balneário Camboriú. Salões de beleza, spas, hotéis, centros de estética e consultórios de dermatologia são os principais contratantes. Clínicas médicas também precisam de graduados para atuar nas áreas de estética pré e pós-operatória. A maior demanda está na Região Sudeste, que concentra 72% das empresas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. No Sul, o mercado também cresce, com boas perspectivas para os próximos cinco anos.

Salário inicial da esteticista: R$ 770,00 mais comissão (funcionários de institutos de beleza); fonte: Sindicato dos Empregadores e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia do Estado de São Paulo.

Curso

Há apenas um curso de bacharelado em Estética no país - o da Universidade Anhembi Morumbi. Nele, desde o primeiro ano são mescladas disciplinas teóricas - das áreas de marketing e gestão de negócios de beleza e saúde - com as práticas, nas quais os alunos treinam a aplicação dos tratamentos estéticos. Também se aprendem anatomia do corpo humano, princípios ativos de cada cosmético, técnicas usadas antes e após cirurgias e procedimentos clínicos (para atuar ao lado de médicos). O estágio é obrigatório, assim como a entrega de um trabalho de conclusão do curso. 

Duração média: três anos. 



Há muitos cursos tecnológicos na área de estética. Diferentemente do bacharelado, que tem um foco maior em conteúdos relacionados à gestão do negócio, os tecnológicos são indicados para quem quer trabalhar com as técnicas esteticistas ou para aqueles que têm interesse em uma técnica específica, como podologia e terapia capilar. No momento de optar pela faculdade, fique atento à área de atuação. A maioria, porém, inclui disciplinas básicas, como anatomia, química, bioquímica, psicologia aplicada, nutrição e princípios de avaliação estética. Entre as específicas estão cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Por fim, com as matérias profissionalizantes, o aluno começa a pôr a mão na massa, praticando estética facial, corporal e capilar, terapias alternativas e podologia. No último semestre do curso, há instituições que possibilitam ao aluno atuar, por meio da prática supervisionada, em clínicas-escolas, atendendo a comunidade. Algumas universidades exigem a realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso. 

Duração média Curso tecnólogo em Estética: dois anos. 

Outros nomes: beleza, Estética e imagem pessoal; cosméticos; cosmetologia e Estética corporal, facial e capilar; cosmetologia e Estética; Estética e cosmética; Estética e cosmetologia; Estética e imagem pessoal; Estética facial, corporal e capilar; Estética, beleza e imagem pessoal; Maquiagem profissional; podologia.

O que você pode fazer

Estética corporal


Aplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal e a amenizar sinais de celulite e gordura localizada, por exemplo.

Estética facial

Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto.

Estética pré e pós-cirúrgica

Atuar em parceria com o médico para acompanhar o paciente depois de cirurgias plásticas ou reparadoras. Aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas ou procedimentos estéticos.

Maquiagem profissional

Fazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. trabalha ainda com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, airbrush (maquiagem feita por aerógrafo) e consultoria de automaquiagem.

Massagem corporal


Realizar massagem, como drenagem linfática e massagem modeladora, para promover a beleza do paciente.

Podologia


Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção. Terapia capilar tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.

Visagismo


Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Programa Estética na TV Sobre Parceria Entre Esteticista e Educador Fisico

Esteticista, assista o programa Estética na TV e saiba como fazer uma parceria com um educador Físico



 E mais: Protocolo da Jarroux Cosméticos

Apresentador: Cristiano dos Santos
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Loja Estética – Rua Dr. Olavo Egidio, 274 – Santana – SP (Próximo ao Metrô Santana)
Tel.: (11) 2959-2775 – E-mail: atendimento@lojaestetica.com.br

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